Resgatados de maus-tratos em Bento, cães aguardam há quase dois anos um lar
Dourado, Maitê e Pacco foram resgatados pelo setor de fiscalização da prefeitura em 2020 e desde então, ainda não tiveram a chance de um recomeço
Dezenas de pessoas circularam pela feirinha de adoção realizada pela prefeitura de Bento Gonçalves no último sábado, 30/04. Mesmo assim, Dourado, Pacco e Maitê precisaram retornar ao canil onde estão abrigados desde 2020. Adultos e porte M/G, não tiveram a mesma chance que os filhotinhos de cães expostos no evento.
Os cães foram resgatados em 2020 pelo setor de fiscalização da secretaria municipal de Meio Ambiente. Conforme a equipe do setor, Dourado foi localizado em uma residência no bairro Zatt. Um morador teria se mudado e o deixado amarrado no local. “Quando chegamos, ele estava embaixo de chuva e bastante assustado. O responsável não foi localizado, então o Dourado foi recolhido, passou por uma avaliação com veterinário e depois foi levado a uma hospedagem [canil localizado em Garibaldi]”, conta a fiscal Bianca Vieira.
Dourado antes. Dourado depois.
Já Pacco e Maitê foram resgatados de uma casa no bairro Ouro Verde. O responsável pelos cães havia sido notificado duas vezes, a fim de providenciar melhorias nas condições dos animais, que estavam magros e recebendo alimentação inadequada. “O local era úmido, sujo e tinha espaço de circulação restrita. Como não houve o atendimento, foi decidido pela retirada dos cães e autuação administrativa do responsável”, recorda Bianca. “Havia um terceiro cachorro que foi adotado pouco tempo depois”, complementa. Entretanto, a dupla continua aguardando um lar.
Pacco antes. Pacco depois.
Conforme a fiscal, Dourado ainda é um pouco desconfiado e arisco, mas é só receber um pouco de atenção que já entrega todo o amor que ainda guarda dentro de si. Já Pacco e Maitê são mais sociáveis, brincalhões e dóceis. Os três cães estão castrados e esperam com muita paciência e esperança a chance de um recomeço.
Mais informações sobre os animais podem ser buscadas com a voluntária e integrante do Conselho de Bem-Estar Animal (Combea), Daiane Mattos (54) 99923.5333.