Retornos das aulas presenciais em universidades federais é adiado de janeiro para março
Nessa segunda-feira, 07/12, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma nova portaria mudando a data de retorno das aulas presenciais no dia 4 de janeiro de 2021 para dia 1º de março. A medida vale para as instituições federais de ensino superior. O documento é assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e também revoga a portaria de junho, a qual autorizava a substituição das aulas presenciais por aulas on-line durante a pandemia.
De acordo com a nova portaria, as aulas serão retomadas a partir da adoção de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia.
A medida foi tomada pelo ministério após reunião com representantes das instituições federais realizada na última sexta-feira, 04/12. Na ocasião o MEC explicou que a edição da Portaria se baseou no fim do estado de calamidade pública, em dezembro, bem como no retorno às aulas das escolas de educação básica.
Entretanto, as entidades foram contrárias à decisão. Segundo o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir Jose Pela, o retorno às atividades presenciais na Rede Federal se dará quando forem asseguradas as condições sanitárias para tal, com base nas comprovações científicas e recomendações dos órgãos de saúde, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de preservar a vida e saúde da população.