Retrospectiva 2011: homicídios em Bento Gonçalves

As estatísticas de mortes violentas tiveram um pequeno aumento neste ano em Bento Gonçalves: foram 14 homicídios registrados até o dia 26 de dezembro, um a mais do que em 2010. Os números envolvem apenas bento-gonçalvenses mortos no município. Além desses, houve uma morte registrada em Farroupilha. O número de latrocínios, no entanto, passou de dois no ano passado para nenhum neste ano. A maioria dos crimes envolveu o uso de arma de fogo e já foi esclarecido pela Polícia Civil.

Em Caxias do Sul, as estatísticas foram assustadoras: até o dia 26 de dezembro, 110 homicídios haviam sido registrados no município.

 

Data: 30 de janeiro

Nome: Paulo Bertuol

Idade: 54 anos

Local: Linha Sertorina

Como: Morto a facadas pelo cunhado, que foi capturado no mesmo dia do crime e preso. Por não ter antecedentes e não apresentar risco de fuga foi liberado, tendo ganhado o direito de responder ao processo em liberdade. O inquérito foi concluído e remetido à justiça, indiciando o autor como responsável e a esposa dele como coautora. Ambos responderão ao processo em liberdade.

 

Data: 3 de março

Nome: Marcos Alexandre Varini

Idade: 30 anos

Local: bairro Juventude

Como: Vítima foi morta em via pública, com facada. Polícia comprovou envolvimento da companheira, que foi indiciada por homicídio doloso, com agravante de motivo fútil. Caso foi encerrado, com inquérito já remetido à justiça. Indiciada responde ao processo em liberdade.

 

Data: 6 de março

Nome: Adriano Alves dos Santos

Idade: 33 anos

Local: bairro Zatt

Como: Vítima foi executada dentro de casa com pelo menos seis tiros. A Polícia ainda não possui nenhuma pista que possa identificar o autor do assassinato.

 

Data: 28 de maio

Nome: Isaac Isírio

Idade: 57 anos

Local: bairro Juventude

Como: Morto por soldados da Brigada Militar no pátio de casa durante troca de tiros. Polícia aguarda resultado da perícia das armas para apurar os autores dos tiros e posteriormente realizar o indiciamento. O inquérito está em andamento.

 

Data: 28 de junho

Nome: Algacir Antônio da Silva Borges

Idade: 50 anos

Local: bairro Pradel

Como: Morto com tiros e facadas por um colega na cabanha onde trabalhava. Agressor se apresentou dias depois do crime e alegou legítima defesa. Inquérito está em fase de conclusão, somente aguardando o resultado da reconstituição. Indiciado está em liberdade.

 

Data: 10 de julho

Nome: Daniel Fleck Sanches

Idade: 33 anos

Local: Linha Brasil, em Pinto Bandeira

Como: Morto com um tiro na cabeça pelo tio. Polícia localizou acusado, cerca de 12 horas, depois do crime escondido em um matagal na mesma propriedade onde aconteceu o fato. Ele prestou depoimento e foi liberado em função de não haver elementos para prisão em flagrante. Inquérito foi remetido a Justiça em dezembro.

  

Data: 5 de agosto*

Nome: Ângelo Olavo Franco

Idade: 41 anos

Local: bairro Conceição

Como: Foi baleado em casa, no abdômen, no dia 28 de junho. Morreu depois de 37 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Polícia indiciou um menor, que seria o atirador, e dois adultos, o dono da arma e um rapaz. A investigação também apontou que a motivação teria sido uma divida no valor de R$ 100. Os dois maiores foram indiciados por homicídio e o adolescente responderá como menos infrator. O inquérito foi remetido a Justiça.

 

Data: 6 de agosto

Nome: Joel Locatelli

Idade: 27 anos

Local: bairro Municipal

Como: Morreu ao ser atingido com uma faca, próximo à axila, após uma discussão. Acusado se apresentou à Polícia e foi recolhido ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves em função de que havia sido decretada prisão preventiva de 30 dias. Ele foi solto e responde ao processo em liberdade. O inquérito foi remetido a Justiça em outubro.

 

Data: 20 de agosto

Nome: Jéverson Tiago Moraes

Idade: 18 anos

Local: bairro Municipal

Como: Foi morto com quatro tiros em frente à residência onde residia. O autor foi identificado e está preso. O inquérito foi concluído e encaminhado a Justiça em setembro.

 

Data: entre os dias 3 e 20 de agosto*

Nome: Antoniel da Silva Batista

Idade: 31 anos

Local: bairro Conceição

Como: Vítima estava desaparecida desde o dia 3 de agosto. Corpo foi encontrado em estado de decomposição 17 dias depois do desaparecimento em um matagal na RSC-470. Há vestígios de afundamento de crânio, causado provavelmente por uma pedrada. O autor do crime já foi identificado pela Polícia. O processo foi encaminhado a Justiça.

 

Data: 20 de novembro*

Nome: Ademir Coser

Idade: 37 anos

Local: bairro Fátima (antigo Santa Helena 4)

Como: Baleado na cabeça quando conversava com conhecido na praça do bairro. O inquérito está em andamento e diversas testemunhas foram ouvidas, indicando diversos suspeitos, mas sem confirmação da autoria.

 

Data: 22 de novembro

Nome: Carmem Rosa dos Santos

Idade: 40 anos

Local: Farroupilha

Como: Morta pelo companheiro com dois tiros, em motel. O acusado suicidou-se em seguida.

 

Data: 24 de novembro*

Nome: Willian Jaime Calonego

Idade: 24 anos

Local: bairro Eucalitpos

Como: Baleado com um tiro de calibre 12, quando chegava a sua residência localizada na rua Aristides Bertuol. Foi socorrido e encaminhado ao Hospital. Não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã do dia 25. A Polícia trabalha com a hipótese de execução, devido ao calibre da arma utilizada no crime. O inquérito está em andamento.

 

Data: 29 de novembro*

Nome: Rudimar Rodrigues da Fonseca

Idade: 35 anos

Local: Eucaliptos

Como: Atingido por pedrada no dia 1º de janeiro. Morreu no final do mês de novembro, em decorrência dos ferimentos. A motivação para o crime teria sido uma discussão entre familiares. O inquérito havia sido remetido em janeiro ao Fórum, como tentativa de homicídio. O processo pode ser aditado por ter se consumado.

 

Data: 17 de dezembro

Nome: Leandro Manfrini

Idade: 32 anos

Local: bairro Zatt

Como: Morto com quatro disparos de arma de fogo, após invadirem a residência onde estava, localizada na rua Libório Dall Agnese. Manfrini estava foragido do presídio local desde o dia 14 de dezembro. O atirador fugiu na carona de uma motocicleta. A Polícia está trabalhando na investigação, mas ainda não tem pista sobre o autor.

 

*As datas correspondem ao dia do registro de morte e não ao dia do crime

Greice Scotton e Katiane Beal Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa