Retrospectiva 2011: mais vereadores no próximo ano

Em 2012 os bento-gonçalvenses vão eleger 17 vereadores, seis a mais do que na legislatura atual. O aumento de seis cadeiras no Legislativo foi aprovado em setembro por maioria de votos. Em Caxias do Sul, o número passará dos atuais 17 para 23.

A bancada bento-gonçalvense atual, com 11 vereadores, está em vigor desde a legislatura anterior (2005-2008). A redução foi motivada por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para que o número fosse aumentado, de acordo com a emenda constitucional que estabelece a quantidade considerando a população do município, foi necessária a alteração da Lei Orgânica. A comissão formada para debater o tema em Bento apontou o número de 17 vereadores, com base em resultado de audiência pública.

Na audiência pública marcada para debater o tema, poucos foram os que se manifestaram contrários ao aumento. A maioria dos pronunciamentos favoráveis era de representantes de associações de moradores ou de partidos políticos. As opiniões contrárias ficaram restritas aos apelos e críticas através de redes sociais. A única atitude concreta contra o acréscimo de seis cadeiras no Legislativo foi tomada tarde demais: quando a alteração na legislação passava pela segunda votação, foi apresentado um abaixo-assinado com 760 assinaturas. Os únicos vereadores a votarem contra a mudança foram Gilmar Pessutto (PSDB) e Mário Gabardo (PMDB).

Caxias terá mais seis cadeiras

Em Caxias do Sul, o número de vereadores aumentará de 17 para 23 na próxima legislatura. A votação efetuada na Câmara alterou a Lei Orgânica, que já permitia 21 vereadores, quatro a mais que o número atual. Votaram contra a proposta, os vereadores Daniel Guerra (PSDB), Harty Moisés Paese (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT).

A sessão que resultou na aprovação do aumento no número de vereadores foi bastante movimentada. Manifestantes de ambas opiniões – contra e a favor do aumento – lotaram o plenário e defenderam, com palavras de ordem e cartazes, suas posições. Segundo a Câmara de Vereadores, um ofício da União das Associações de Bairros (UAB), manifestando a opinião de 100 mil associados, foi protocolado na Casa, defendendo o aumento. Dois abaixo-assinados organizados por estudantes, somando 14.687 assinaturas, também foram entregues ao Legislativo.

 

Carina Furlanetto

Eduardo Kopp

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa