RGE alerta para golpe que está sendo aplicado em Bento Gonçalves

A Rio Grande Energia (RGE) emitiu alerta na úlltima semana para a ação de golpistas, que estão utilizando o nome da companhia para solicitar pagamentos indevidos. Casos registrados recentemente em Bento Gonçalves dão conta de um indivíduo que se diz funcionário da RGE contatando moradores da região e alertando sobre uma suposta dívida em aberto junto à companhia. Com isso, ele cobra um valor do cliente para quitar o débito, sob ameaça de corte do fornecimento de energia.

Segundo a RGE, ninguém está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Toda e qualquer cobrança referente à energia elétrica é feita somente na fatura mensal que o cliente recebe. A concessionária também esclarece que não faz ligações telefônicas solicitando senha de acesso ao portal de atendimento, que é pessoal do cliente e intransferível, tampouco depósitos bancários.

Além disso, nenhum profissional da empresa ou de suas empresas parceiras efetua quaisquer serviços dentro das residências dos clientes, exceto os serviços de medição de consumo quando o medidor (relógio) não estiver visível a partir da rua. A necessidade de acesso para medição de consumo ocorre mediante anúncio verbal prévio do agente comercial, identificando-se com uniforme e crachá da empresa.

Fique atento às dicas da RGE para não cair em fraudes

A RGE, distribuidora da CPFL Energia, informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:

Sobre a conta de Energia:

Além da sua conta de energia, a RGE também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;
Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;
Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a RGE disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.

Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:
Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;
Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;

Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.rge-rs.com.br.

Sobre contatos via telefone e e-mail:

A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.

Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.

A RGE não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via conta de energia.

A RGE não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.

A RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.

A RGE possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da RGE para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora. 

Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 

Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes. 

Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço da RGE:

Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em dinheiro durante ou após atendimento, não importa qual seja o motivo.
O acesso do colaborador ou prestador de serviço da RGE está restrito ao medidor de energia elétrica. 
Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.  

Os clientes que receberem ligações suspeitas ou forem abordados por essas pessoas devem entrar em contato com a RGE, pelo 0800 970 0900 ou pelos canais digitais abaixo, para confirmar as informações ou até mesmo com a Polícia.

Serviços On-line:

A RGE oferece vários serviços on-line, pelo site ou aplicativo da CPFL Energia:

– Falta de Energia: Envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.

– WhatsApp: (51) 3539 6791

– Aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone).

– Agência Digital: http://www.rge-rs.com.br/