RGE flagra 50 ‘gatos’ em Bento Gonçalves no primeiro semestre

Durante o primeiro semestre deste ano, a RGE realizou 10.117 inspeções em 29 cidades da Serra Gaúcha, a fim de identificar ligações clandestinas (os chamados "gatos"). Deste total, a empresa regularizou 2.102 ligações, das quais 704 eram fraudes. A energia recuperada nessas ações foi de 3.355 MWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 1.863 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 KWh ao mês para cada residência.

As cidades com maior número de irregularidades foram Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e Canela. Caxias do Sul, uma das cidades com maior número de ligações irregulares no Estado, teve 1.187 irregularidades encontradas, sendo 467 fraudes, em 4.862 inspeções realizadas.

Em Farroupilha, foram realizadas 623 inspeções, que resultaram em 174 irregularidades, sendo 68 fraudes.

Já em Bento Gonçalves, as equipes da RGE efetuaram 788 inspeções, regularizando 146 ligações, das quais 50 eram fraudes. Vacaria e Canela tiveram, respectivamente, 99 e 87 ligações regularizadas. A energia recuperada somente nessas cinco cidades seria o suficiente para abastecer 1.417 residências por um ano, levando em consideração o mesmo consumo mensal de 150 KWh.

No total, em toda sua área de concessão, a companhia realizou 70.557 inspeções e conseguiu regularizar 10.228 ligações, das quais 4.608 eram fraudes. A energia recuperada, cerca de 24,5 mil MWh, abasteceria 13.627 residências por um ano. Para se ter uma ideia, em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar.

Quando identificada uma fraude de energia, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto. “Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Danillo Ferreira Lelis, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE.

Clientes da RGE podem contribuir de forma sigilosa para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.rge-rs.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.