RGE promete reforço na distribuição de energia

Responsável pelo abastecimento de energia elétrica em Bento Gonçalves, a concessionária Rio Grande Energia (RGE) garante estar suprindo todas as necessidades de carga na zona urbana do município. Mesmo assim, o serviço prestado pela empresa não escapa de reclamações em alguns pontos da cidade, como queixas de moradores do bairro Progresso, que alegam estar enfrentando constantes falhas na distribuição de luz.

Morador de um edifício com 36 apartamentos na rua Fiorelo Bertuol, que liga o bairro Borgo ao Progresso, o gerente administrativo Diogo Zanetti acumula protocolos de ligações realizadas à RGE para reclamar de problema no fornecimento de energia elétrica. Segundo ele, desde que se mudou para o local, há seis meses, as ocorrências são frequentes. “Tivemos um mês que foi praticamente dia sim, dia não. Mas não chega a cair completamente, fica em meia fase. Mas aí não funciona o elevador e até sem água ficamos, porque a bomba também para”, relata o morador.

Na maioria das chamadas realizadas à concessionária, como retorno, Zanetti afirma que apenas era indagado pelo atendente se o serviço já havia sido normalizado, o que em muitos casos, principalmente pela demora no atendimento, acabava acontecendo. “Somente em duas vezes que nos deram respostas diferentes. Em uma delas, reconheceram que houve falha no fornecimento, mas não resolveram, porque voltou a ocorrer. Na outra, disseram que seria necessário instalar outro transformador, mas que isso só seria possível pelo menos 150 dias após constatarem que havia mesmo um problema. É óbvio que há, mas nada foi feito”, desabafa o usuário.

Para tentar minimizar os transtornos, os residentes investiram mais de R$ 3 mil em no-breaks para manter os portões eletrônicos da garagem em funcionamento quando há alguma queda. O elevador do prédio já teve danos no sistema, cuja despesa a empresa responsável pela administração do condomínio tentará cobrar da RGE. No mês em que mais enfrentaram dificuldades no fornecimento, os moradores tiveram um desconto na fatura de energia elétrica: no caso do apartamento de Zanetti, a redução na conta ficou em exatos R$ 0,78.


O que diz a RGE

Apesar de garantir estar com o abastecimento em dia no perímetro urbano de Bento, a Rio Grande Energia informa ter melhorias em andamento justamente na rua Fiorelo Bertuol, alvo das recentes reclamações. “A RGE, no final do ano passado, construiu um novo alimentador com tecnologia de redes compactas e isoladas (redes mais ecológicas), garantindo maior confiabilidade. Na rua Fiorelo Bertuol, há uma obra em andamento, com previsão de conclusão para os próximos 10 dias”, informa a assessoria da concessionária.

A companhia afirma ainda que eventuais pedidos de aumento de carga passam por estudo de viabilidade antes de sua execução. Qualquer falha verificada por clientes no fornecimento de energia pode ser comunicada à RGE durante as 24 horas do dia, pelo telefone 0800 970 0900. As chamadas são gratuitas.


Aumento de 23%

Aplicado desde o dia 19 de junho, o reajuste de médio de 23% nas contas de energia elétrica será integralmente sentido pelos consumidores de Bento Gonçalves e outros 263 municípios gaúchos atendidos pela RGE na fatura que vence nos primeiros dias de agosto. Uma família que gastava R$ 50 por mês em energia elétrica, por exemplo, passará a pagar aproximadamente R$ 61. Se o gasto mensal for de R$ 75, a conta passa para R$ 92. Caso seja de R$ 100, avança para R$ 123. A elevação supera o desconto concedido em junho de 2013, que ficou em 13%.


Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

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