RGE registra 159 colisões contra postes em Bento Gonçalves em 2018, aumento de 14%

No mês em que se realiza a campanha de segurança no trânsito Maio Amarelo, levantamento da RGE mostra que o número de colisões contra postes em Bento Gonçalves subiu 14% na comparação de 2017 com 2018, saltando de 139 para 159. Em toda a área de concessão, essas ocorrências aumentaram 11,5% na comparação entre 2017 e 2018. Somente no ano passado a distribuidora do Grupo CPFL registrou 5,1 mil colisões contra postes, causando interrupções no fornecimento de energia. Foram 600 colisões a mais do que em 2017. A RGE distribui energia a 2,8 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos.
 
O sistema elétrico brasileiro é uma indústria a céu aberto, ou seja, os postes e fios estão sempre expostos às mudanças climáticas como chuvas, raios e também à influência da atividade humana. Neste último item, se destacam as colisões de veículos contra postes, geralmente com danos consideráveis na rede elétrica. Quando um veículo colide em um poste, mesmo que não quebre a estrutura, um bairro ou até uma cidade inteira podem ficar sem energia elétrica. 
 
Caso o acidente seja em um poste de um circuito de média tensão, por exemplo, pode afetar milhares de clientes conectados nessa rede. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Quando se trata de colisão, a média é de três postes substituídos por dia, o que, além dos transtornos pela falta de luz, provoca gastos de aproximadamente R$ 12 mil diários, totalizando mais de R$ 4 milhões ao ano para a distribuidora. 
 
Confira abaixo o ranking das cidades atendidas pela RGE que registraram maior número de acidentes em 2018: