Robô desenvolvido pela Dalca Brasil melhora logística de atendimento em hamburgueria de Bento

Conhecida como Beto, solução robótica possui navegação autônoma e sensores inteligentes para se adaptar aos diversos ambientes e layouts

Robô desenvolvido pela Dalca Brasil melhora logística de atendimento em hamburgueria de Bento
Fotos: Alessandro Manzoni

Um cenário até então futurista e, por vezes, inimaginável está mais próximo e ao alcance de qualquer estabelecimento comercial graças à evolução da tecnologia robótica. Estereotipada para o segmento industrial, a automação vem ganhando um espaço cada vez maior no setor de serviços. Exemplo disso é a solução desenvolvida pela Dalca Brasil para automatizar o atendimento ao público em empreendimentos gastronômicos.

Chamado carinhosamente de Beto, o robô apresenta vantagens com sua navegação autônoma e sensores inteligentes, adaptando-se aos diversos ambientes e layouts. Na Steicy Hamburgueria, localizada em Bento Gonçalves-RS, a novidade agradou clientes e proprietários. “Passamos por um período de testes, realizando ajustes, e validamos a ideia. Deu uma repercussão muito boa, os clientes curtiram bastante”, destaca o gerente do negócio, Ricardo Fontana.

No estabelecimento, o robô se insere da seguinte forma: o garçom vai até a mesa e retira o pedido. Assim que pronto, é a cozinha que despacha e comanda a entrega junto ao Beto, que se dirige até a mesa – comportando até quatro pedidos, em seus quatro andares. A solução agradou tanto que outra unidade já foi encomendada para o segundo ponto da Steicy, que será inaugurado em breve em Caxias do Sul. “É uma importante ajuda para a logística de atendimento. Hoje, sem ele, sofreríamos bastante, pois é uma forma também de sanar gargalos com mão de obra, já que é um setor que exige trabalho aos finais de semana e feriados”, reforça.

A solução é uma forma de preencher lacunas operacionais. Uma pesquisa realizada com empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou a dificuldade do setor em contratar profissionais mais especializados e queixas quanto à falta de capacitação. Com isso, a automação se apresenta como uma oportunidade de aumento na eficiência da equipe, redução no tempo de espera do cliente e a possibilidade de proporcionar uma experiência diferenciada.

No caso do Beto, uma das novidades é que está disponível também no sistema de aluguel de células robóticas, que segue o conceito de Robot as a Service (em livre tradução, robô como um serviço), o Dalca RaaS. Isso permite que as empresas o aluguem por um determinado tempo para realizar certas atividades na linha de produção – atendendo a necessidades sazonais, bem como tratar de produtos com previsibilidade de demanda desconhecida. Ou, ainda, perceber de que forma e quais retornos o caminho da automação pode trazer para o seu negócio.

Fonte: Exata Comunicação