Rogério Hansen: venda deve se tornar um processo nas empresas
Em palestra promovida pela CDL-BG e pela CDL Mulher Bento Gonçalves, Rogério Hansen destacou a importância de planejar e estruturar o processo de vendas

Vender mais é um objetivo comum a todos que trabalham com varejo, mas, segundo o especialista em vendas Rogério Hansen, é preciso criar as condições para que isso aconteça. Ele palestrou nesta quarta-feira (08) em evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), em parceria com a CDL Mulher Bento Gonçalves, e destacou que as empresas precisam se preparar para vender mais. O encontro foi realizado no auditório da agência Sicredi Agro.
“O grande gargalo que a gente observa é que a venda não é tratada como um processo. As empresas têm o processo de compras, o processo de estoque, mas a venda fica deixada de lado para que aconteça naturalmente”, disse Rogério Hansen.
Ele ressaltou que estar preparado para vender faz ainda mais sentido em uma época em que os consumidores estão cada vez mais informados. “Quem se prepara para vender, quem consegue entender a venda como um processo, assim como vários processos dentro das empresas, vende mais. Você pode sobreviver com um financeiro mais ou menos, mas se você não vender, o seu negócio fecha”, analisou.
Em um bate-papo bem-humorado e repleto de exemplos do dia a dia, Hansen destacou que, numa empresa, até mesmo quem não é da área de vendas é um vendedor. “A venda vai desde a recepção até a entrega. Não adianta fazer cursos específicos e chegar na empresa com todas as técnicas se a fachada está feia, se o produto está mal exposto, se o chão está sujo. No processo de comercialização, todos os sentidos são percebidos”, afirmou.
Para ele, o relacionamento ocupa um lugar central na venda, pois facilita a conexão com o cliente. Além disso, saber quem é o cliente é fundamental, e o posicionamento da loja ajuda a identificá-lo. Segundo Hansen, isso permite planejar melhor as ações ao longo do ano e compreender como atender às diferentes gerações consumidoras. “É um grande desafio das vendas hoje. Eu preciso me moldar a cada cliente que entra no meu negócio. Temos quem não gosta de ser atendido e quem prefere ser atendido, então, saber se comunicar com cada cliente é muito importante”, observou.
De acordo com o palestrante, comunicação, posicionamento e conexão representam preparo para vender, inclusive nas datas mais esperadas pelo comércio.
“Normalmente, a empresa acaba acreditando que as coisas vão acontecer de forma natural. E na verdade, não. Eu preciso me preparar para o Dia das Crianças, para a Black Friday, para o Natal, porque os meus concorrentes vão estar se preparando. Quando falamos em Black, muitos empreendedores dizem que estão com a margem apertada, que não tem como fazer desconto. Mas não é sobre preço, é sobre você vestir a loja com aquilo que está sendo falado. O teu consumidor está vendo isso em toda parte, então se você não tiver um cantinho em sua loja falando da Black, talvez ele não vá conseguir se conectar, e assim funciona no Natal também. Vestir a tua loja é vestir as tuas estratégias pensando nessas datas e não apenas esperar que as coisas aconteçam naturalmente”, explicou Hansen.
Na palestra “A Arte da Venda”, Rogério Hansen destacou formas de os empreendedores enxergarem a venda sob uma nova ótica, voltada à preparação e ao aprimoramento constante. “Costumo dizer que não é sobre vender mais, é sobre vender melhor, porque vendendo melhor, automaticamente, vou vender mais”, avaliou.
O evento contou com apoio do Sicredi e do Sebrae.