Roni Dall’Igna é o patrono da Feira do Livro 2015

A menos de um mês de seu início, a 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves foi lançada na última quarta-feira, dia 26. Foram revelados os nomes do patrono e da escritora homenageada desta edição, que terá “Primavera das Palavras” como tema: Roni Dall’Igna e Christina Dias, respectivamente. As expectativas são positivas, mesmo após a mudança de cronograma e da origem de recursos em meio à crise deste ano, sem que nenhum valor tenha sido arrecadado oficialmente para a realização, segundo constava no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SalicNet) até a manhã desta quinta-feira, dia 27. 

A captação via Lei Rouanet foi divulgada em março deste ano, quando também foi definido o adiamento do evento de maio para setembro. Na época, a Fundação Casa das Artes (FCA), que promove a feira, avaliou que a alteração de datas seria positiva, não só para expandir o tempo de arrecadação, como, também, para uma melhor organização e permanência do alto padrão do evento. Com arrecadação de R$ 246.455 aprovada até o final de outubro, cerca de metade do valor foi atingido, conforme o presidente da FCA, Jovino Nolasco. 

Mais de R$ 100 mil estariam garantidos pelo percentual do Imposto de Renda de empresas, os quais apenas ainda não estariam formalizados, de acordo com Nolasco, também secretário de Cultura. Além disso, há valores provenientes de parceiros, como Sesc, Banrisul e Corsan. “Os recursos de cofres públicos são irrisórios”, assegura Nolasco. “Com certeza, faremos uma grande feira”, acrescenta.  

Agendada para acontecer de 24 de setembro a 4 de outubro, a Feira do Livro 2015 contará com a participação de 32 escritores e 16 livreiros. A programação, que ainda passa por ajustes, engloba atividades culturais e literárias, além da comercialização de livros na Via Del Vino. Estão garantidos os tradicionais projetos escolares “Encontros com o escritor”, “Contando e encantando”, “Literatura passeante” e “Leitura em movimento”.

Na 30ª edição, o foco será direcionado, principalmente, às crianças. “Além do público adulto consumidor de livros, queremos resgatar a leitura infantil, que está cada vez mais afastada de seu público-alvo, graças à tecnologia”, afirma Nolasco. Em janeiro deste ano, a Biblioteca Pública Castro Alves registrou mais de 1.200 visitas, número superior ao esperado em época de férias escolares e comemorado pelo setor.       

Homenageados

Natural de Guaporé, o patrono Roni Dall’Igna mudou-se para Bento Gonçalves quando ainda era criança. Formado em Letras, atua como professor, escritor e poeta. Entre suas publicações, estão “Reserva Especial”, “O contador de histórias”, “Ave Poeta, Poesia, Palavras” e “Reserva Especial 2”, além de parcerias com Asir Beltran, com quem escreveu “I Nostri Proverbi” e “I Nostri Proverbi 2”. A escolha do patrono, vinda de uma comissão designada pela administração municipal, reforça o foco da secretaria municipal de cultura na valorização de artistas locais. 

O nome da escritora homenageada, Christina Dias, é uma indicação do Sesc, parceiro na promoção do evento. Também formada em Letras, a porto-alegrense tem mais de 20 livros infantis publicados, além de desenvolver diversos projetos literários focados em crianças e adolescentes.

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.