Rosário joga pelo bicampeonato

A campanha do Rosário de Pinto Bandeira na Copa Libertadores do Nordeste 2013, até aqui, é indubitável. O time passeou na primeira fase, garantindo a classificação com algumas rodadas de antecedência e com a melhor campanha entre as sete equipes da chave. Nas quartas de final, venceu fora, administrou em casa e avançou. O maior susto foi na fase seguinte, quando sofreu a primeira derrota no torneio – 2 a 1 diante do Linha Brasil. Por outro lado, aquele jogo mostrou que, além de técnico, é um time combativo, segurando com “unhas e dentes”, fora de casa e em condições bastante adversas, o placar que lhe era favorável para seguir no torneio. O auge do time na competição foi no último domingo, no primeiro duelo da final, contra o Ferroviário, em Pinto Bandeira: vitória de 1 a 0 sobre o último invicto e meio caminho andado para o maior título do clube nos últimos 19 anos.  

O Rosário já provou, portanto, ter todas as virtudes de um time campeão: regularidade na primeira fase, maturidade para administrar a vantagem nos mata-matas e força para superar o bicho-papão do torneio. Todas elas, agora, terão que ser incorporadas neste domingo, dia 30, em Nova Pádua, para que a campanha até aqui quase perfeita culmine com o bicampeonato do principal torneio de futebol amador da região, o mais importante antes do Estadual. “Na verdade vamos ter que ter mais força e mais garra ainda. Vamos jogar contra o atual campeão e um time que ainda não havia sido derrotado neste ano, então temos que respeitar o plantel deles e saber que não ganhamos nada. Vai ser um jogo de igual para igual, decidido nos detalhes e, por isso, qualquer descuido pode definir o campeão”, ressalta o técnico do Rosário, João Nogueira.

Se o foco é linear, a equipe, obrigatoriamente, será diferente. Expulso no jogo de ida, o zagueiro Renato Benatti é desfalque certo. É provável que, para o seu lugar, o volante Robson seja improvisado como zagueiro. Outras duas possibilidades de troca são “problemas bons” que nasceram após o duelo em Pinto Bandeira. O volante Jones volta a estar à disposição depois de cumprir suspensão, mas seu retorno ainda é incerto em função da grande atuação de Vinícius Waldemarca. O reserva Tiago é outra boa dor de cabeça para o treinador. Foi dele o gol que deu a vitória no jogo de ida, aos 29 minutos do segundo tempo, momentos após entrar na partida. Com a atuação decisiva, não será surpresa se Tiago começar o jogo na vaga do até então titular Willian Castagnetti. Nogueira só confirmará os onze titulares momentos antes da final, mas a provável equipe terá Ademir; Diego Botim, Jean, Robson e Ila; Jones (Waldemarca), Maicon e Vinícius Volpini, Vitor Agostini, Diógenes e Tiago (William Castagnetti).

Ferroviário com força máxima

Sem problemas de lesão ou suspensão, o Ferroviário terá força máxima e provavelmente repetirá a equipe que atuou no último domingo, cujo principal trunfo é a experiência. São jogadores rodados no futebol amador e acostumados a grandes decisões, com destaque para os zagueiros Tsuga e Maikel, o meia Murilo e o volante Pataço, todos bicampeões estaduais pelo Flamengo de São Valentim. No gol, o veterano Márcio Angonese, com passagens marcantes pelo Juventude e XV de Novembro, garante segurança à defesa. Se não bastasse, o técnico Eder Vanzen ainda tem, no banco, o meia Laurinho, um dos maiores ídolos do Juventude, e o veloz atacante Alemão, velho conhecido no futebol amador de Bento. O time deve começar a partida com Márcio Angonese; Eliezer, Tilão, Maikel e Marquinhos; Tsuga, Pataço e Murilo; Joceir, Giovani e Banana.

Os últimos noventa minutos do campeonato iniciam às 14h45min. Empate dá o título ao Rosário. Para ser campeão no tempo normal, o Ferroviário terá que vencer por no mínimo dois gols de diferença. Triunfo dos donos da casa por um gol levará a decisão para a prorrogação e, persistindo o resultado, para os pênaltis.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.