Rotaract promove campanha para arrecadar livros

Há nove meses, a literatura faz parte do Centro Bento Gonçalves. Com o objetivo de ampliar o acervo da Minibiblioteca Comunitária instalada na Via Del Vino, o Rotaract Club Bento Gonçalves Planalto realiza neste sábado, dia 23, campanha para arrecadação de livros de literatura infantil, juvenil e adulta. O ponto de coleta será instalado em frente à prefeitura, das 9h às 17h, onde também será realizado trabalho de conscientização sobre o uso adequado do espaço. “Se cada um contribuir de uma pequena forma, o projeto terá seu objetivo alcançado”, enfatiza o presidente do Rotaract Club Bento Gonçalves Planalto, Rafael Rustick.

O Projeto Literatura, como é chamado, é realizado há quatro anos, mas em 2013 passou a ter novos moldes e a contar com um espaço próprio. A iniciativa é inspirada em um projeto norte-americano, o “Little Free Library” e foi instalada no município em novembro do ano passado. Mais de dois mil exemplares já passaram pelo espaço por meio de doações feitas pela comunidade. Entretanto o número ainda é abaixo do esperado.  “Mais difícil do que tornar as pessoas não leitoras em leitoras é a tarefa de torná-las conscientes. A raiz do projeto ainda não foi totalmente compreendida e por isso queremos que as pessoas conheçam esta ideologia e ajudem a divulgar o projeto com sua roda de amigos”, declara o presidente. 

Para usufruir da proposta, basta abrir a porta da Minibiblioteca e escolher um livro. O exemplar pode ser levado para casa, mas é importante que outro seja deixado no local para que mais pessoas possam utilizar o espaço. A orientação dos organizadores é que a obra seja devolvida na Minibiblioteca após a leitura ou repassada para outra pessoa. A direção do Rotaract orienta ainda que os livros disponíveis na Minibiblioteca são doações e qualquer tipo de comercialização é proibida.


Orientações

*Procure doar livros somente de literatura;
*Evite deixar no espaço livros escolares e revistas. Eles podem ser doados em escolas da cidade;
*Evite doar livros com folhas faltando, rabiscadas ou mesmo estragados. Outras pessoas dificilmente irão ler;
*Procure não deixar no local guias telefônicos, peças publicitárias de lojas e material de cunho publicitário;
*A comercialização dos exemplares da Minibiblioteca é proibida.

Reportagem: Carina Furlanetto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também