Rotary oferece intercâmbio para jovens

Objetivando oportunizar o conhecimento de culturas diferentes e crescimento pessoal, o Rotary Clube está oferecendo a adolescentes e jovens a participação em um intercâmbio internacional. O programa prevê o custeio da estadia do intercambista pela família anfitriã, cabendo ao estudante que participar da iniciativa arcar com os custos de passagens aéreas e seguro saúde. Ao todo serão disponibilizadas dez vagas, distribuídas para os clubes integrantes do Distrito 4700, onde engloba clubes Rotary da Serra Gaúcha e da região Planalto do Estado.

O intercâmbio pode ser realizado de três formas: de longa duração, onde o estudante, com idade entre 14 a 17 anos, permanece no país durante um ano letivo, morando com até quatro famílias; curta duração, onde o intercambista, com idade entre 14 a 18 anos, permanece por quatro ou seis semanas; e novas gerações, destinado para pessoas com idade entre 14 a 25 anos, podendo este ser realizado com cunho profissional, através de visitação a instituições para adquirir experiências no mercado de trabalho. Para as inscrições ao intercâmbio de longa duração é cobrada uma taxa no valor de R$ 300 e para os de curta duração, R$ 200.

O intercâmbio engloba a participação da família do adolescente ou jovem que participar. Ela deve, assim como a família que irá receber o intercambista, estar disposta em receber um estrangeiro e também indicar outras três famílias que possam acolher o estudante durante a estadia. “A maior vantagem é que não há custo com hospedagem. Os estudantes irão permanecer em casas de família e sempre acompanhados por um rotariano, que terá o papel de conselheiro, caso o intercambista estiver passando por alguma situação desagradável”, explica o advogado e dirigente distrital do programa, Darci Soares. 

Para se inscrever no programa não é necessário ter conhecimento de idioma estrangeiro, mas a organização indica, caso seja selecionado, que o estudante realize um curso para facilitar sua estadia. Após o preenchimento dos dados, os candidatos são chamados para entrevista, avaliados e classificados. Aqueles com as maiores pontuações, onde são levadas em consideração autonomia, capacidade de liderança e aceitação em participar de novas experiências, entre outros critérios, serão chamados para participar do programa.

Apoio e segurança

Os rotarianos ficam responsáveis por repassar todas as informações necessárias aos estudantes e também às famílias dos intercambistas, antes e no início do intercâmbio. É de responsabilidade deles também avaliar os locais onde os jovens permanecerão, assim como o ajudar a obter vistos e os documentos necessários para viajar. Cada intercambista contará com o apoio de um rotariano, que servirá como elo entre ele e o clube, família anfitriã, pais e a comunidade. Ainda no país onde o jovem vai permanecer haverá o contato com um casal não rotariano para que possa entrar em contato em caso de algum problema. Ainda não foi definida uma data de término das inscrições, mas a indicação é que os interessados se candidatem com a maior brevidade possível.

Para saber mais

Informações e inscrições podem ser obtidas com os presidentes dos Rotarys da cidade, assim como diretamente com a presidente da comissão, Elisabete Cerveira, através dos telefones 3702 1057 ou 9135 2919, ou ainda pelo e-mail bete.icaro@terra.com.br.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.