Roupas infantis e cobertores são foco da Campanha do Agasalho 2020 no RS

A Campanha do Agasalho, incentivo à doação de roupas, calçados e cobertores por parte da população, foi lançada na quinta-feira (04/06), em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Realizada anualmente, a campanha arrecadou mais de 1,4 milhão donativos em 2019, superando números das edições anteriores. Assim como no ano passado, roupas infantis são a prioridade da campanha, assim como cobertores.

“O inverno está chegando, já tivemos algumas temperaturas mais baixas aqui em Porto Alegre e no Estado, e mais do que nunca, é tempo de solidariedade. Doar também é um ato de amor, e pedimos que os itens que forem doados estejam em boas condições”, lembrou o governador Eduardo Leite, ao apresentar o conceito da campanha.


 

Neste ano, o rigor das baixas temperaturas do inverno está acompanhado pela crise provocada pela pandemia de Coronavírus. Esse é o argumento da Campanha do Agasalho 2020, que tem como tema “Mais do que nunca, é tempo de solidariedade.”

“Trabalhamos bastante no tom da campanha, e ficou claro que não havia outro caminho que não fosse o da solidariedade. Pensamos em um formato que respeitasse as regras sanitárias e que permitisse que atingíssemos nosso objetivo”, detalhou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Durante o processo de arrecadação, os itens vão para a Central de Doações da Defesa Civil e também para as prefeituras no interior, onde é feita a coleta, a triagem e a distribuição. O intuito da ação é atender pessoas em situação de vulnerabilidade quando as temperaturas estão mais baixas.

Uma vez que, costumeiramente, os hospitais gaúchos ficam movimentados no inverno devido ao crescimento da incidência de casos de doenças respiratórias, é importante manter a população aquecida. “Essas doenças vão demandar atendimento no mesmo sistema de saúde que está lidando com os casos de coronavírus. É importante reduzirmos os casos de outras doenças respiratórias para que não rivalizem na disputa por atendimento”, ressaltou o governador.

Devido ao modelo de distanciamento controlado adotado para controlar a transmissão do coronavírus, o Executivo lançou a campanha com uma novidade: pontos de drive-thru móveis e fixo, instalados para receber doações em algumas cidades gaúchas. A população pode começar a levar calçados, roupas e cobertores aos pontos indicados já a partir deste fim de semana.

Distribuição

As doações serão enviadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Casas de passagem, ONGs, hospitais, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social também são contempladas.

Parceiros da Campanha

Neste ano, a Campanha do Agasalho conta com o apoio do Grupo Zaffari, Sesc RS, Sindifisco RS, 99, Instituto Unimed, Farmácias São João e Panvel. Até o dia 30/6, a 99 – aplicativo de mobilidade urbana –irá subsidiar até metade do valor de corridas para pontos de coleta drive-thru de doações da Campanha do Agasalho do Rio Grande do Sul.

Os interessados em realizar as doações não precisam se deslocar até o local. Há a possibilidade de enviar as doações sem que o passageiro precise embarcar no carro. Para participar, basta solicitar a corrida pelo aplicativo da 99 e colocar as doações diretamente no porta-malas ou, se desejar, embarcar e ir até o destino. Para usar os descontos, limitados a R$ 15 para viagens de ida aos pontos de coleta da cidade, basta inserir o endereço do ponto de coleta no campo de destino da corrida pelo app da 99. Todos os ganhos dessas corridas serão destinados aos motoristas parceiros.

ONDE DOAR

• Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

• Unidades do Sesc