RS entra em alerta para temporais a partir desta terça-feira
Entre hoje e quinta-feira, são esperados ventos superiores a 70 km/h, chuvas intensas, raios, mar agitado, risco de ressaca e eventual queda de granizo
O Rio Grande do Sul enfrentará novamente temporais nesta semana, conforme alerta divulgado pelo governo estadual. Entre hoje e quinta-feira, são esperados ventos superiores a 70 km/h, chuvas intensas, raios, mar agitado, risco de ressaca e eventual queda de granizo.
Ao longo desta terça-feira, 16/01, uma região de baixa pressão, associada ao fluxo de umidade proveniente do norte do país, favorecerá temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes, podendo ultrapassar os 70 km/h nas regiões da Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral. Os acumulados de chuva ficarão em torno de 60 a 75 mm/dia na Campanha e Sul, com possibilidade de ultrapassar pontualmente os 100 mm/dia no Sul. Nas regiões Sul, Litorais Sul e Médio, os ventos soprarão constantes, com rajadas que devem ultrapassar os 90 km/h, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Na quarta-feira, 17/01, devido à baixa pressão, ao fluxo de umidade do norte do país e ao deslocamento da frente fria pelo oceano, as tempestades se intensificarão, afetando praticamente todas as regiões do território gaúcho. Isso traz o risco de transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, ventos que podem ultrapassar os 80 km/h durante os temporais e eventual queda de granizo. Os acumulados podem exceder os 90 mm/dia no Centro, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões, os acumulados variarão entre 35 e 75 mm/dia.
A tendência é que, na quinta-feira, 18/01, o avanço de uma frente fria sobre o oceano favoreça as instabilidades com temporais isolados sobre os Vales, Litoral Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste. Os acumulados devem variar entre 45 e 65 mm/dia, podendo exceder pontualmente.
Sem luz
As chuvas do domingo, 14/01, provocaram estragos e deixaram milhares de moradores sem luz. Segundo a RGE, uma das concessionárias de energia que operam no estado, 160 mil usuários ficaram no escuro durante o pico do temporal na noite de domingo. Desse total, o fornecimento foi restabelecido para 135 mil clientes, enquanto 25 mil continuavam sem energia até as 17h40 desta segunda-feira, 15/01. A maioria dos usuários está nas regiões metropolitanas, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Serra. Segundo a empresa, o serviço foi interrompido devido à queda de galhos, árvores e objetos na rede elétrica devido à forte ventania.