RS pode ter temperaturas negativas em alguns municípios neste fim de semana

No domingo, 27/08, Bento Gonçalves deve marcar mínima de 0ºC

Foto: Divulgação SEAPI

Uma frente fria deve derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul neste fim de semana, com possibilidade de temperaturas negativas em alguns municípios. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 34/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Até a próxima quarta-feira, 30/08, a frente fria que atua no Estado desde o dia 23 de agosto deve continuar provocando chuvas na sexta-feira, 25/08, em algumas localidades do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, como em Bom Jesus, Cambará, Canela, Erechim, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Serafina Corrêa e Soledade.

Com a entrada da massa de ar frio, estão previstas baixas temperaturas durante a semana, especialmente sábado, 26/08, e domingo, 27/08, com possibilidade de temperaturas negativas em cidades dos Campos de Cima da Serra, como Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Vacaria. Há risco de geada nessas localidades e no sul do Estado.

O sábado, em Bento Gonçalves, deve marcar máxima de 15ºC e mínima de 2ºC, sendo um dia de sol, com geada ao amanhecer e as nuvens devem aumentar no decorrer da tarde. A previsão para o domingo não é muito diferente, visto que deve marcar máxima de 14ºC e mínima de 0ºC, com geada ao amanhecer e sol durante o dia.

O sol predominará até a próxima terça-feira, 29/08, quando um sistema de baixa pressão se intensificará pelo noroeste do RS e provocará chuvas e ventos fortes em muitas regiões.

Deve chover durante toda a terça-feira, em praticamente todo o Estado, com ventos de até 75 km/h no Norte e no Leste. Há previsão de chuva também na quarta-feira, 30/08, em Bom Jesus, Cambará, Campo Bom, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Mostardas. Os maiores acumulados de chuva devem ser no norte do Rio Grande do Sul.