RS poderá contar com novos leitos clínicos e de UTI para enfrentar o inverno
Ação foi motivada pela situação de grande demanda nas emergências da capital gaúcha, em hospitais e unidades de Pronto Atendimento
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e dirigentes da área hospitalar e regulação do Estado realizaram reunião on-line com representantes de hospitais da região metropolitana na tarde de quinta-feira, 09/06, para avaliar a possibilidade de abertura de novos leitos clínicos. Tratam-se de leitos transitórios para enfrentar o aumento da ocorrência de síndromes respiratórios agudas, como explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. O encontro foi motivado pela situação de grande demanda nas emergências da capital gaúcha, em hospitais e unidades de Pronto Atendimento. “O Estado está auxiliando a região metropolitana a fortalecer as emergências”, disse o diretor.
Serão abertos 12 leitos clínicos transitórios em Viamão, 10 leitos pediátricos e 10 adultos no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, e com a possibilidade de abertura 10 leitos em Guaíba. Também serão abertos leitos nos municípios de Parobé (22 leitos) e São Jerônimo (20 leitos), com recursos do programa Avançar na Saúde, os quais serão abertos em breve.
“A regulação hospitalar tem avaliado diariamente as solicitações, trabalhando com a classificação de risco e a complexidade das unidades, colocando o paciente certo no lugar correto”, falou a chefe de divisão da Regulação Hospitalar, Patrícia Viçosa.
Na quarta-feira (08/06), ocorreu encontro com técnicos da secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre, onde foi apresentada a avaliação do perfil dos pacientes em atendimento na capital. O estudo revelou a presença de pacientes de municípios da região metropolitana que poderiam ser atendidos em suas próprias cidades.
A secretária Arita informou que além dos 10 leitos de UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, 10 novos leitos no Hospital Geral de Caxias do Sul entrarão em funcionamento, somados a mais 10 leitos que também começarão a receber crianças no Hospital Bruno Born, de Lajeado, no dia 13/6. “O aumento dos casos tem crescido muito nos últimos dias e com novos leitos de UTI pediátrica ficaremos com retaguarda hospitalar para atender a demanda”, explica a secretária.
Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira (09/06) o Secretário da Saúde de Gravataí, Regis Fonseca, o administrador-geral do Hospital de Alvorada, Carlos Grossini, a diretora técnica do Hospital de Cachoeirinha, Martha de Pinho Silveiro, e a gerente administrativa, Angélica Konrad, o diretor administrativo do Hospital de Guaíba Berço Farroupilha, Matheus Prusch, gerente hospitalar do Hospital de Gravataí Dom João Becker Louise Chagas, diretor técnico, Fernando Issa, e o coordenador de Enfermagem, Rudinei Robson, e do Hospital de Viamão o diretor administrativo, Leandro Gomes dos Santos, e o diretor técnico, Marcelo Fagundes.