RS recebe primeiras 48 mil doses para vacinação de crianças a partir de 6 meses contra a covid-19

-

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebe nesta sexta-feira, 11/11, o primeiro lote com vacinas da Pfizer para a vacinação das crianças maiores de 6 meses de idade e menores de 3 anos. Neste primeiro momento, são 48 mil doses que o Ministério da Saúde destinou ao Estado. Como o esquema primário é composto por três doses, serão agora distribuídas 16 mil doses aos municípios para a vacinação prioritária de crianças com comorbidade na faixa etária abaixo dos 3 anos de idade.

As demais 32 mil doses ficarão armazenadas pela SES e serão distribuídas a tempo para o atendimento das duas outras doses que completam o esquema: duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

A população de 6 meses a menores de 3 anos agora incluída na campanha contra o coronavírus é estimada em 402 mil crianças no Rio Grande do Sul. A distribuição das doses aos municípios será realizada ainda nesta sexta-feira, com as secretarias municipais de saúde estando aptas a começar a vacinação assim que recebam as doses. A divisão do lote será proporcional ao número de habitantes estimados para a faixa etária.

A vacina da Pfizer liberada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é indicada para as crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos. Sendo que, hoje, já há a liberação do uso da CoronaVac para as crianças a partir dos 3 anos de idade e de uma outra apresentação da Pfizer para crianças maiores de 5 anos.

Lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a covid-19 de crianças de 6 meses a menores de 3 anos (descrição completa no ofício abaixo):

– Diabetes mellitus 
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática