RS tem alertas para chuva intensa e rajadas de vento

O alerta vermelho representa grande perigo para acúmulo de chuva em áreas do Litoral Norte e Serra Gaúcha

RS tem alertas para chuva intensa e rajadas de vento
Foto: Inmet/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta terça-feira, 19/11, três alertas climáticos para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, válidos até quarta-feira, 20/11. Alguns locais podem registrar até cem milímetros de chuva.

primeiro aviso é valido das 18h desta terça até o meio-dia de quarta. O alerta vermelho representa grande perigo para acúmulo de chuva em áreas do Litoral Norte e Serra Gaúcha. Os volumes podem chegar a cem milímetros, e há risco para alagamentos. A cidade de Torres, no Litoral Norte, deve registrar 70 mm na quarta, o que representa 48% da média história para o período.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Um outro aviso, laranja, foi emitido às 9h desta terça e é válido até às 10h de quarta-feira. O perigo é para chuva intensa em áreas dos Vales, Fronteira Oeste, Norte, Serra, Região Central e Região Metropolitana. Cidades como Novo Hamburgo, Uruguaiana, Ijuí, Erechim, Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre podem registrar chuva entre 30 milímetros e 70 milímetros. Há, também, previsão de rajadas de vento de 60 km/h a 100 km/h.

  • Vinícola Garibaldi

O terceiro comunicado, em amareloalerta para perigo potencial em regiões da Campanha e Sul. Municípios como Bagé e Pelotas podem registrar vento intenso de até 60 km/h e chuva até 50 mm. Iniciado às 9h desta terça, é válido também até às 10h.

Segundo a Climatempo, no RS há risco para chuva significativa, com risco para temporal, principalmente para o litoral norte e serra, em roxo no mapa. Nessas áreas, o risco é elevado para temporais com grandes volumes.

Nas demais áreas do território gaúcho, em amarelo e vermelho, há alerta para pancadas de chuva de moderada a forte e rajadas de vento até 60 km/h. Além de risco de temporal, com raios e rajadas de vento em torno de 70 km/h. 

Fonte: GZH

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também