RS tem redução de homicídios e aumento de feminicídios no primeiro semestre

Na última quinta-feira, 14/07, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou os indicadores criminais do primeiro semestre de 2022. Os números dos crimes contra a vida, em relação ao mesmo período do ano anterior, apontam redução nos homicídios e latrocínios e alta nos feminicídios. Em Bento Gonçalves, foram nove assassinatos registrados no primeiro semestre de 2022, contra 20 no mesmo período do ano passado – uma redução de 55%. Nenhum desses foi caracterizado como feminicídio.

Com relação aos homicídios, o mês de junho apresentou redução de 5,6% nesse tipo de crime em todo o Estado, registrando 117 vítimas contra 124 no mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o RS soma 806 vítimas, o que representa queda de 1,9% frente às 822 mortes dos primeiros seis meses do ano passado.

Na mesma tendência, os latrocínios (roubo seguido de morte) também apresentaram redução em junho, que chega a 60%, caindo de cinco casos em 2021 para dois em junho deste ano. No acumulado da primeira metade do ano, o Rio Grande do Sul teve em 2022 um caso de roubo com morte a menos que no ano anterior, passando de 29 para 28 ocorrências, uma redução de 3,4%.

Já os indicadores de feminicídios seguem tendência oposta, com aumento de 25% no mês de junho, subindo de oito para dez casos. Entre essas 10 mulheres assassinadas por motivo de gênero no mês, apenas uma contava com medida protetiva de urgência (MPU). No cenário acumulado desde janeiro, o RS contabiliza 55 feminicídios, seis a mais que no primeiro semestre de 2021, alta de 12,2%.

Entre os outros quatro indicadores de violência contra a mulher acompanhados pela SSP, além do feminicídio, a variação dos números em relação ao mesmo período do ano passado, tanto em junho quanto no acumulado do semestre, foi de alta nas lesões corporais e de redução nos casos de ameaça, estupro e tentativa de feminicídio.