RSC-470: anúncio de federalização bem recebido

O anúncio de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu parecer favorável à transferência de trechos da RSC-470 à União foi bem recebido na região. Para o presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra), Ademar Petry, a sensação é de dever cumprido. “Foram diversas ações para chegarmos até aqui, incluindo as tratativas em Brasília e junto à Assembleia Legislativa. O abaixo-assinado com 100 mil assinaturas colhidas na região também serviu para dar peso à reivindicação”, conta.

A boa notícia foi dada no último dia 21 ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, pelo superintendente do DNIT, Vladimir Casa.  A pauta vem sendo debatida junto ao Ministério dos Transportes desde o início de 2011. Nos próximos dias, um projeto de lei autorizando a transferência, será enviado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O superintendente do DNIT pretende concluir todo o processo de absorção ainda em 2012. “A intenção é de superar os entraves burocráticos e poder atuar nesses trechos no primeiro semestre de 2013”, disse.

A perspectiva é que o restante do ano seja reservado para os encaminhamentos burocráticos. Com a federalização, espera-se que a rodovia possa apresentar melhores condições de trafegabilidade, por ser um importante meio para o desenvolvimento da região. “Queremos que a RSC-470 tenha o tratamento que merece”, afirma o presidente da CICs Serra.

Até o DNIT concluir a absorção, o Estado seguirá administrando as rodovias. “Não vamos deixar essas duas rodovias abandonadas. Seguiremos trabalhando normalmente nelas até a conclusão do processo”, concluiu Albuquerque, ao destacar a obra de asfaltamento do acesso a André da Rocha e a restauração do trecho entre Veranópolis e Nova Araçá, ambos na RSC-470, além da execução do projeto de duplicação da rodovia, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

A expectativa de Petry é que nesta sexta-feira, dia 29, quando ocorre a 17ª Interiorização do Governo do Estado em Bento Gonçalves, a comunidade receba um parecer mais concreto sobre a duplicação da rodovia. “Esperamos que a vinda do governador e do secretário possa trazer boas notícias sobre essa questão”, estima. Petry espera que a obra seja realizada ainda neste ano, independente do processo de federalização.  “Foi um compromisso assumido pelo governo do Estado”, finaliza. A obra de duplicação chegou a ser iniciada, mas apenas o trecho na altura do acesso a Carlos Barbosa foi finalizado.


Números

A RSC-470 liga Bento a cidades como Veranópolis e Nova Prata na direção norte e a Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha ao sul. Segundo estimativas do Grupo Rodoviário, a estrada registra uma média de 25 a 30 veículos por minuto em horários de pico. Um exemplo típico do movimento excessivo é o congestionamento que se forma quando é preciso interromper o trânsito para retirada de veículos que se envolvem em acidentes. O trecho considerado mais perigoso é conhecido como “curvas da morte”, com 1,7 mil metros de extensão, entre os quilômetros 218 (trevo de acesso ao bairro Santa Rita) e 219 (Vale dos Vinhedos). Além da incidência de curvas fechadas, o local apresenta pontos de aquaplanagem, fatores que, aliados à imprudência, foram responsáveis por 34 acidentes somente neste ano, dos quais 13 resultaram em passageiros ou condutores feridos e um deles acabou tendo uma vítima fatal. Uma das alternativas para canalizar o fluxo e reduzir colisões e capotamentos seria a recolocação de controladores de velocidade e a construção de viadutos. As obras estão sendo estudadas pelo governo do Estado.

Trechos a serem federalizados

Do km 9,7 ao km 78,3: entrada da ERS-208/343 (Barracão) à entrada da BR-285 (Lagoa Vermelha);

Do km 91,4 ao km 106,1: entrada da BR-285 (Barretos) até Vila Turvo;

Do km 135,2 ao km 339,6: de André da Rocha até a entrada da ERS-244 (Triunfo), passando por Veranópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Montenegro;

Do km 340,5 ao km 359,7: entrada da ERS-401 (São Jerônimo) à entrada da BR-290;

Do km 468,7 ao km 470,4: entrada da ESR-350 (Camaquã) à entrada BR-116 (trecho municipal).

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