Rua Coberta sofre nova prorrogação de prazo
Em razão dos dias chuvosos, a construção da Rua Coberta em Bento Gonçalves sofrerá um novo aditamento. De acordo com o secretário de Turismo, Gilberto Durante, a solicitação para prorrogar o prazo pela segunda vez foi feita pela empresa responsável à prefeitura, nesta semana. As obras iniciaram em maio deste ano e a previsão é de que, com a mais recente prorrogação, sejam concluídas até abril de 2016.
Com 53 metros de extensão, a Rua Coberta – localizada na rua Rolando Gudde, no bairro Planalto – já recebeu a cobertura metálica, feita com telhas click translúcidas de policarbonato e composta por painéis autoencaixáveis, para aproveitamento da iluminação natural. A colocação do piso está em fase final. A área principal do passeio está recebendo lajes de basalto serrado selecionado de 45cmx45cm, e, no seu entorno, será aplicado piso de basalto rústico. Além disso, as estruturas metálicas estão sendo revestidas com madeira, assim como os módulos comerciais. A iluminação será uma das últimas etapas.
O secretário explica que ainda não há definição de como se dará a exploração dos três módulos. Entre as possibilidades, está a gestão por parte da prefeitura, com cedência temporária para outros estabelecimentos durante a realização dos eventos. Uma das tendências é licitar, ao menos, um dos locais para uma cafeteria.
A estrutura fará parte de um futuro complexo cultural e turístico, que inclui a Casa das Artes, o Museu do Imigrante e a praça Ismar Scussel, além do Corredor Gastronômico e do Tour de Compras, implantado no bairro. “A Casa das Artes já recebe diferentes programações, que poderão ser integradas ao novo espaço. Um congresso pode ter a solenidade de abertura no anfiteatro e um coquetel na Rua Coberta”, exemplifica Durante. O investimento é de R$ 760,8 mil, com financiamento captado pela prefeitura junto ao Ministério do Turismo.
(Foto: Carina Furlanetto)