Rugby: solidariedade a atleta vítima de violência marca vitória do Farrapos

A onda de solidariedade ao jovem Lucas Mariuzza, expressada nos últimos dias por jogadores e clubes de rugby de todo o país e também pela própria Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), através das redes sociais, esteve concentrada no estádio da Montanha na tarde deste sábado, dia 22. O Farrapos foi a campo pela primeira vez desde a tentativa de homicídio sofrida pelo promissor scrum-half, venceu o Desterro por 20 a 19 com um drop de Javier aos 39 minutos do segundo e abriu três pontos no G4 do Super 8. O duelo, no entanto, terminou marcado pela lembrança a Lucas, com algumas ações programadas e outras espontâneas.

Na entrada ao campo, os jogadores do Farrapos estenderam duas faixas, com os seguintes dizeres: “Força Luquinhas, estamos com você!” e “Chega de impunidade”. O Desterro também lembrou o atleta com uma faixa manifestando apoio. “Luquinhas querido, o Desterro está contigo!”, dizia o recado. Na sequência, as cerca de 400 pessoas presentes no estádio, juntamente com os atletas, iniciaram uma oração para Lucas.

No final do jogo, bastante nervoso e cheio de viradas no placar, alguns atletas do Farrapos descarregaram a tensão acumulada pela semana mais difícil da temporada para o clube e alguns não contiveram as lágrimas. O asa Sargento, muito emocionado, precisou ser consolado pelos companheiros. O tradicional grito de guerra ("Sangue, Garra, Farrapos!"), dessa vez, deu lugar ao silêncio. O coordenador técnico do Farrapos, Mario Oliva, dedicou a Lucas a vitória e entrega do time. “Antes do jogo, no intervalo e depois, lembramos do Lucas. Ele está dentro dos nossos corações, é parte do nosso time e também ganhou hoje. Está ganhando no hospital e ganhou hoje, aqui, com toda a nossa equipe. O Lucas está no nosso time, jogamos e vamos jogar pensando nele, porque é parte do nosso grupo. A gente não tem por que separar as coisas, está no nosso pensamento e vamos lutar por ele também”, disse o argentino, também visivelmente emocionado.

O scrum-half permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, em coma induzido, e seu estado de saúde ainda é considerado grave. O Farrapos voltará a campo no próximo sábado, dia 29, diante do Spac, em São Paulo.

8ª rodada

Sábado, dia 22

Jacareí 23×36 Curitiba

Band Saracens 21×15 São José

Spac 41×5 Pasteur

Farrapos 20×19 Desterro

Classificação

1º Curitiba – 28      

2º São José – 25

3º Spac – 22  

4º Farrapos – 22

5º Desterro – 19      

6º Band Saracens – 17

7º Pasteur – 12       

8º Jacareí – 6