Rumos do tradicionalismo serão debatidos neste fim de semana em Bento Gonçalves

O fim de semana será importante para aqueles que participam ativamente dos eventos típicos do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez em Bento Gonçalves, o Congresso Tradicionalista Gaúcho debaterá os rumos do movimento, além de promover o debate e a divulgação de ideias, trabalhos, pesquisas, sugestões, teses e temas de cunho tradicionalista e, ainda, escolher quem encabeçará o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em 2016. Mais de mil pessoas são esperadas para o evento, que inicia nesta sexta-feira, dia 8, e segue até domingo, 10, no CTG Laço Velho, sob a coordenação do MTG, da 11ª Região Tradicionalista e da prefeitura.

De acordo com a bento-gonçalvense Iraci Dalla Valle, presidente do Congresso, a expectativa é receber os visitantes com muita hospitalidade e atenção. “O Congresso é o maior evento do movimento tradicionalista, no qual traçamos diretrizes e normas, rumos e princípios. Além disso, é uma grande oportunidade de confraternizarmos com tradicionalistas de todo o estado”, destaca.

A programação prevê a chegada da Chama Crioula, vinda da 4ª Região Tradicionalista, a qual permanecerá acesa durante um ano, circulando pelas entidades e municípios da 11ª RT. Segundo o presidente da comissão executiva do evento, Adiles Rodrigues de Freitas, a cidade está bem preparada para acolher os participantes. “Fomos instigados, há dois ou três anos, pelo Bento Convention Bureau, a trazer o Congresso para a cidade. Com isso, fizemos um projeto, ressaltando toda nossa estrutura, e o apresentamos na última edição, quando fomos escolhidos para este ano. É um orgulho para a cidade receber tanta gente”, comemora Freitas. Em Bento, será votado o local que sediará a 65ª edição. 

Eleições
Neste fim de semana, Nairo Callegaro deve ser eleito o sucessor de Manoelito Savaris. Callegaro encabeça a única chapa que concorre para assumir o MTG. Na ocasião, também serão escolhidos e empossados os novos membros do Conselho Diretor, da Junta Fiscal e do Departamento Jovem, bem como os coordenadores regionais. A gestão atual irá, ainda, prestar contas do trabalho realizado ao longo de 2015.