Saiba como evitar congestionamentos ao passar pela lombada eletrônica

Ninguém gosta de congestionamentos no trânsito, certo? Mas muitos deles poderiam ser evitados ou, pelo menos, minimizados se os motoristas mudassem alguns comportamentos, como evitar a redução excessiva da velocidade ao se aproximar de uma lombada eletrônica, por exemplo.
No entanto, ocorre que, diante de um limite de 80km/h, muitos condutores costumam passar a 60km/h, 50km/h e até 40km/h. Quando o limite é de 50 km/h, as velocidades são reduzidas para até 20km/h. Essa prática é bastante comum e provoca  a chamada “onda zero”, que resulta em grandes congestionamentos.

 


 

Como isso ocorre
Em uma lombada em que o limite é de 50km/h, o primeiro carro reduz para 40km/h, o segundo para 35km/h, o terceiro para 30km/h, e essa redução segue até o veículo que precisa parar para não colidir e acaba dando início ao congestionamento.

Isso geralmente acontece porque os condutores têm medo de serem multados ao passarem pelo equipamento e exageram na redução da velocidade. O que precisa ficar claro é que os radares são aferidos pelo INMETRO anualmente, o que descarta a possibilidade de falha. Mesmo assim, existe uma margem de erro de 7km/h ou de 7%, para mais, dependendo do limite, para evitar que o motorista seja prejudicado. Na prática, por exemplo, uma lombada que foi regulada para flagrar veículos acima de 80km/h só capta o excesso a partir de 87km/h. Naquelas onde o limite é de 50km/h, você só será multado se passar com velocidade superior a 57km/h.

A exceção fica para os equipamentos que limitam velocidades superiores a 100km/h, nos quais a margem de erro será de 7%, em uma lombada eletrônica que considere o limite em 110km/h, a margem será de 117,7km/h, por exemplo. Então, quando um infrator recebe uma notificação porque passou a 61km/h, quando o limite era de 60km/h, na verdade ele passou a 68km/h. Neste caso, os 7km/h já foram subtraídos e, no final das contas, a velocidade considerada foi de 61km/h. Os radares portáteis também seguem essa mesma regra.

Embora não sejam equipamentos pertencentes e administrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), diversas lombadas eletrônicas são instaladas em rodovias federais e em locais onde existem retornos ou pontos de grande travessia de pedestres, para evitar colisões e atropelamentos. Porém, para garantir o fluxo de veículos é importante que os motoristas trafeguem de acordo com os limites, mas não exagerem na redução da velocidade ao passarem pela fiscalização.

Fonte: PRF