Saiba se você tem “dinheiro esquecido” em bancos

O site enfrenta instabilidade para acesso pelo celular; pelo computador ou notebook o acesso a consulta funciona normalmente

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central disponibilizou a consulta de valores esquecidos no sistema financeiro brasileiro. Suspensa desde o ano passado, a ferramenta retornou, neste ano, com a possibilidade de consulta por recursos de pessoas falecidas.

O resgate de dinheiro esquecido em instituições financeiras poderá ser feito nesta terça-feira, 07/03, por meio do Sistema Valores a Receber. Caberá a cada beneficiário acessar o sistema e solicitar a transferência dos valores.

Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas tem cerca de R$ 6 bilhões a sacar, segundo o Banco Central.

Como consultar

O Banco Central ressalta que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é  https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Contudo, o site enfrenta instabilidade para acesso pelo celular. Pelo computador ou notebook o acesso funciona normalmente.

Fila para saques passa de 2h

Antes mesmo da abertura, a fila para saques do dinheiro esquecido já passava das 280 mil pessoas com a estimativa duas horas de espera para acesso ao Sistema Valores a Receber, do Banco Central do Brasil. Em alguns casos, o BC chega a sugerir que o usuário volte mais tarde para tentar o acesso.