SAMU Bento contribui para criação de novas normas de contenção de pacientes

Profissionais condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do SAMU Bento Gonçalves participaram da elaboração das imagens utilizadas em nova Resolução

Foto: Divulgação

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves contribuiu para a elaboração das novas diretrizes para a contenção mecânica de pacientes pela equipe de Enfermagem, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A Resolução 746, de 20 de março de 2024, normatiza os procedimentos de Enfermagem na contenção mecânica de pacientes.

A nova norma estabelece critérios ainda mais fundamentados para a contenção mecânica nas unidades de saúde e agora, também, nos serviços pré-hospitalares móveis, como ambulâncias e motolâncias.

“A aplicação da contenção mecânica deve ser realizada sob a supervisão direta do enfermeiro e, excepcionalmente, profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel poderão realizar o procedimento, com o suporte mínimo de cinco profissionais. O monitoramento deve garantir a segurança do paciente, prevenir danos e eventos adversos”, explica a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A Resolução 746/2024 foi proposta pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) e pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm).

Profissionais condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do SAMU Bento Gonçalves participaram da elaboração das imagens utilizadas na Resolução.

“O engajamento das equipes é fundamental para podermos avançar nos protocolos assistenciais, e a Resolução dá respaldo e segurança para as equipes que devem realizar a contenção mecânica em situações que indiquem o uso. Não adianta só fazer, devemos fazer bem feito. É de suma importância que todas as instituições e serviços de saúde se apropriem destas novas definições”, destaca a coordenadora do SAMU, Melissa Bonatto. 

Fonte: Ascon Cofen 

Você pode gostar também