SAMU de Bento atende mais de 4,3 mil ocorrências em seis meses

Atualmente, a equipe é composta, atualmente, por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas

SAMU de Bento atende mais de 4,3 mil ocorrências em seis meses
Fotos: Divulgação/Prefeitura Bento

Em dezembro de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves passou a contar com uma nova base de operações. O espaço tem buscado dar mais agilidade, segurança e qualidade para os servidores que atuam no local. Somente entre dezembro do último ano e início de maio de 2024, foram realizados mais de 4.300 atendimentos, sendo que, destes, pelo menos 391 foram realizados também pelo serviço das motolâncias.

Localizada junto ao Complexo de Saúde, no bairro Botafogo, a nova base conta com estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório para equipe de avançada, banheiro e vestiários, cozinha e refeitório, administrativo, sala de treinamento e almoxarifado. 

A equipe do SAMU Bento é composta, atualmente, por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas. As viaturas contam com materiais de suporte básico, intermediário ou avançado, cada equipe com perfil de atendimento conforme complexidade das vítimas.

A enfermeira Miriam Sartor destaca sobre a importância do espaço para a realização das atividades diárias. “Sempre sonhamos em ter um espaço mais amplo onde pudéssemos organizar os materiais e equipamentos utilizados para os atendimentos, também tem sido muito bom contarmos com uma sala de treinamento que no outro espaço não tínhamos. As ambulâncias próximas proporcionam maior agilidade na reposição de materiais utilizados nos atendimentos, desta forma conseguimos deixá-las sempre com material reposto pra novos atendimentos”, diz. 

Para o enfermeiro motociclista Gian Tamara, a nova base tem proporcionado uma maior agilidade na partida das equipes, por estar mais próxima das viaturas. “As motolâncias ficam protegidas da ação do tempo, o que não dispúnhamos anteriormente. Temos também salas específicas para a guarda, organização e fácil reposição dos materiais. Possuímos um espaço amplo para a realização de capacitações e treinamentos, além de que após a mudança para a nova base, houve uma melhora significativa do bem-estar de toda a equipe e melhora no atendimento à população”. 

Na visão da coordenadora de enfermagem do SAMU, Melissa Bonato, foram muitos os pontos de melhoria. “Enquanto o médico regulador está recebendo as informações do solicitante, a equipe já localiza no mapa o local e assim que liberado o chamado a equipe já está dentro da ambulância para sair em atendimento. É toda uma estrutura que está adequada e melhora a qualidade do serviço prestado à comunidade”.

 A secretária de Saúde Daiane Piuco destaca que a nova base de atendimento tem feito a diferença para esses profissionais. “É um espaço que qualifica ainda mais esse trabalho diário. É possível notar que o próprio resgate ficou mais rápido, pois a saída das ambulâncias está também mais prática”.

SAMU de Bento atende mais de 4,3 mil ocorrências em seis meses

Trabalhos nos resgates

O SAMU de Bento teve papel crucial no resgate às vítimas das fortes chuvas que atingiram a região entre o final de abril e o início de maio. Segundo a prefeitura, desde o início das operações, as equipes já participaram do atendimento médico de mais de 540 pessoas, sendo mais de 200 por terra e mais de 300 através de aeronaves, com o pouso ocorrendo no aeroclube da cidade. Destas, pelo menos 41 pessoas precisaram de internação hospitalar. O SAMU esteve presente nas operações de resgate de pelo menos 53% das vítimas. Em Bento, ao longo das semanas, foram resgatadas mais de 1.050 pessoas. Onze óbitos são registrados, de acordo com a Defesa Civil, e quatro pessoas seguem desaparecidas. 

O coordenador médico do SAMU, Thyago Anzolin Coser, comentou sobre o forte trabalho realizado pelas equipes nas últimas semanas. “Tenho certeza de que a atuação incansável das equipes em nosso município, a partir das fortes chuvas iniciadas no final do mês de abril, com os posteriores desmoronamentos, foram imprescindíveis para que não houvesse mais desfechos negativos”, afirmou. 

De acordo com Melissa, os atendimentos eram complexos. “O atendimento a múltiplas vítimas é complexo, pode ter vários perfis diferentes, e é fundamental estudar muito, ter um conhecimento muito aprofundado e expertise para que se por acaso nos deparamos, ter a melhor conduta. Posso dizer também que nós saímos ainda mais fortes desse enorme desafio, vamos seguir buscando cada dia mais a excelência em todos os pacientes assistidos por nós”.