SAMU de Garibaldi passará a ser administrado pelo Corpo de Bombeiros
Segundo o prefeito da cidade, a mudança trará benefícios nos atendimentos
A partir de quarta-feira, 1º de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Garibaldi passará a ser gerido pelo Corpo de Bombeiros municipal. Até o momento, o serviço vinha sendo feito pelo Hospital Beneficente São Pedro. A mudança foi apresentada via projeto de lei (PL) 09/2023 e aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade.
O prefeito Sérgio Chesini (PP) destaca que a mudança trará benefícios nos atendimentos do órgão. “Essa parceria irá agilizar o atendimento, uma vez que, caso seja necessário, além do Samu, concomitantemente, também será disponibilizada a viatura dos Bombeiros”, esclarece.
Na justificativa do PL encaminhado pela prefeitura, é reforçado a atuação conjunta entre SAMU e Corpo de Bombeiros. “Com a celebração do convênio entre o Município e o Corpo de Bombeiros Voluntários, os dois serviços de emergência atuarão em conjunto, situação que viabiliza a otimização de recursos, em razão da possibilidade de organização quanto a necessidade ou não do deslocamento das ambulâncias (SAMU e Bombeiros Voluntários)”.
A secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, explica que o atendimento permanece o mesmo, com o mesmo número de contato (192), e lembra que não haverá qualquer despesa a mais pelo serviço. Os valores a serem repassados pelo município seguirão os mesmos. “Estamos otimizando o conhecimento do nosso Corpo de Bombeiros para um serviço essencial aos garibaldenses”, ressalta a secretária.
A operação do SAMU ficará localizada no mesmo endereço do Corpo de Bombeiros local (avenida Presidente Vargas, 357, Centro).