• Vinícola Garibaldi

Samu Pet realiza primeiros atendimentos em Bento

  • Vinícola Garibaldi

Conforme a prefeitura, 12 atendimentos já foram realizados, relativos a cães e gatos vítimas de atropelamento e maus-tratos

Foto: Divulgação

Doze atendimentos foram realizados pelo Samu Pet nos primeiros dias de funcionamento do programa, conforme informações da prefeitura de Bento. O objetivo é realizar atendimentos de urgência e emergência para animais vítimas de maus-tratos ou atropelamentos, propiciando agilidade na prestação de socorro. É um serviço do Bento Pet – Todos Juntos para o Bem-Estar Animal, programa que tem por objetivo estruturar a causa animal do município.

O cão comunitário Bob foi um dos atendidos. O animal idoso é tratado de forma comunitária, e apresentou cardiopatia, insuficiência renal, hepatopatia, inapetência, entre outros problemas de saúde. O cão foi estabilizado, medicado, recebeu alimentação especial, vitaminas, e como seu caso evoluiu positivamente, recebeu alta.    

De modo geral, após o resgate, os animais passam por tratamento veterinário, através do trabalho de duas médicas veterinárias. Os casos mais críticos são encaminhados para clínicas conveniadas do município.

Ao longo da primeira semana de funcionamento do programa, foram atendidos animais vítimas de atropelamento e maus-tratos, sendo realizada cinco ocorrências, entre pedidos de socorro para cães e gatos.

A coordenadora do setor do departamento, Rafaela Jornada, comentou sobre os primeiros dias de trabalho: “recebemos muitos contatos todos os dias, porém, estabelecemos filtros e critérios para os atendimentos. Apenas casos de urgência e emergência são atendidos pelo Samu Pet. A triagem é feita pela equipe treinada e tentamos, da melhor forma, dar o suporte necessário para os casos em que nosso auxílio é solicitado”.

O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Junior, ressaltou sobre o trabalho do Samu Pet. “O intuito é darmos uma condição de vida melhor para os animais. Estamos prestando esse atendimento de forma rápida e eficaz, sendo que são realizados através do formato de triagem, para sabermos da situação de saúde do pet. É como se fosse um atendimento do Samu, mas voltado para os animais”.

Atendimento do Samu Pet
Através do WhatsApp: 99223.1853
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h