SAMU realiza treinamento de resgate veicular juntamente com o Corpo de Bombeiros

Atividade ocorreu nesta quarta-feira, 25/01, e teve por objetivo aperfeiçoar as técnicas de salvamento de vítimas presas em ferragens de veículos

Fotos: Rodrigo de Marco

A secretaria de Saúde de Bento Gonçalves promoveu, nesta quarta-feira, 25/01, um treinamento de resgate veicular entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros do município, que esteve a frente na realização da atividade. A qualificação ocorreu no Centro de treinamentos do Corpo de Bombeiros e contou com a participação de pelo menos 30 agentes e equipe médica do SAMU, além da corporação dos bombeiros militares.

Na atividade os agentes receberam orientações teóricas e realizaram também um treinamento prático, simulando um salvamento através de um automóvel. Foram utilizadas ferramentas de corte para abrir o veículo.

O agente do SAMU, Leonardo Somacal, comentou sobre a atividade. “Para nós é muto importante esse tipo de treinamento, porque integra as duas equipes e qualifica ainda mais o trabalho de cada um. Com certeza é uma atividade que vai agregar muito no atendimento realizado no dia a dia. Esse é um aperfeiçoamento para todos nós, fazendo com que, quando estivermos em ocorrência, a chegada no hospital possa ser feita de forma mais rápida”.

O capitão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Gustavo Kist, também destacou sobre a ação. “Esse é um trabalho de suma importância, e essa aproximação que desenvolvemos só acrescenta positivamente na atividade de salvamento, sempre realizado com máxima segurança para a nossa equipe e eficiência quando voltado para a vítima. Cada vez mais buscamos realizar esse tipo de treinamento que une as guarnições”.

Para a coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, os aprendizados de ações como essa são sempre benéficos. “São treinamentos que fazem toda a diferença, porque em casos de acidentes graves os atendimentos sempre ocorrem em conjunto entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU. Quanto mais alinhado estiverem os dois serviços, mais rápido e qualificado vai ser o atendimento a vítima. O objetivo é alinhar cada vez mais os serviços”.

Toda atividade foi feita com as equipes devidamente equipadas com aparelhos de segurança.