Sancionada lei que autoriza a entrada de animais de estimação nos estabelecimentos de saúde

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, sancionou a lei n° 6458, de 19 de dezembro de 2018, que permite a entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema único de Saúde (SUS) no município.

A nova lei garante que os animais possam fazer visitas aos pacientes internados em unidades hospitalares, desde que seja feito agendamento prévio com a instituição para que sejam respeitados os critérios definidos pelos estabelecimentos.

 


Foto ilustrativa: Louise Goossens/Divulgação Mundo Afora

 

A permissão para a entrada de animais nos hospitais deverá atender a algumas regras, tais como laudo veterinário que ateste as boas condições de saúde do animal. Além disso, eles deverão ser transportados em caixas adequadas e, no caso de cães e gatos, deverão estar em guias presas por coleiras e, se necessário, com enforcador e focinheira. A presença do animal no ambiente hospitalar se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente.

Segundo o vereador Gustavo Felipe Sperotto (DEM), autor do projeto, muitas pessoas que estavam internadas pediam para ver seus animais, que, às vezes, são considerados verdadeiros membros da família, e foi isso que o motivou a apresentar a proposta. “Eles são estímulo, ajudando não só o paciente, mas também toda a equipe médica. A presença dos animais promove uma quebra na barreira do estresse presente nesses ambientes”, diz Sperotto.

A lei que regula a entrada em hospitais pretende promover a melhora no quadro de saúde de adultos e crianças que passam por tratamentos. Mundo afora, essa ação tem ganhado cada vez mais adeptos. No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também autorizam a entrada dos pets em locais restritos.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também