• Vinícola Garibaldi

Saque calamidade: cidadãos de Bento Gonçalves poderão ter acesso ao recurso

  • Vinícola Garibaldi

A solicitação do saque é permitida até o dia 12 de agosto de 2024 e pode ser feita por meio de aplicativo

Saque calamidade: cidadãos de Bento Gonçalves poderão ter acesso ao recurso
Foto: Prefeitura Bento

Bento Gonçalves está entre os municípios com a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O saque é permitido até o dia 12 de agosto de 2024.

O saque calamidade permite ao cidadão sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.

Para solicitar o saque no App FGTS, basta clicar em “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência.

As agências da Caixa Econômica Federal também podem ser procuradas.

Os documentos necessários para o saque são:

  • Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
  • Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros), emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Não sendo possível a validação, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).