• Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Saúde em cápsulas

  • Vinícola Garibaldi

As vitaminas e suplementos alimentares viraram moda de um tempo para cá, na tentativa de equilibrar o déficit nutricional deixado pelas comidas rápidas. Porém, é preciso lembrar que, como qualquer outro medicamento, a dosagem requer controle e indicação médica. É necessário considerar que as vitaminas são essenciais, mas, em dose excessivas, podem prejudicar a saúde.

De acordo com a médica homeopata Neiva Milani, de Caxias do Sul, a ingestão de vitaminas não pode ser administrada isoladamente e exige conhecimento médico na hora de receitar. “A vitamina E, se for ingerida sozinha, se transforma em um radical livre e faz mal ao invés de ajudar, assim como o cálcio que não pode ser ingerido sem magnésio”, explica.

Os suplementos vitamínicos, presente nas academias, geralmente não oferecem risco à saúde. “Eles normalmente aparecem em uma dosagem baixa, com a combinação correta e já avaliados por profissionais. Mas é preciso sempre orientação médica, com a dose adequada a cada pessoa”, recomenda. Por outro lado, a médica alerta para os suplementos focados para esportistas, com adição extra de proteína para reforçar a musculatura. “É preciso tomar cuidados com o excesso de proteína, pois pode dar problema nos rins”.

Já a nutricionista Joceli Carrard, de Caxias do Sul, aposta nas frutas da época para suprir a demanda por vitamina C. “A natureza fez os alimentos na época correta, no inverno temos o kiwi, a laranja, o caqui e outros que são fontes nutricionais adequadas”, indica.

Joceli diz que o ideal é que uma pessoa adulta consuma de três a quatro frutas diariamente, além de legumes e vegetais para estar bem nutrida e absorver todas as vitaminas que precisa. Ocorre que a maioria não tem este hábito e acaba ficando com déficits nutricionais, que levam à necessidade de ingerir suplementos.


Vitaminas Hidrossolúveis

São vitaminas solúveis em água, absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. As mais importantes são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP.

 
Vitaminas Lipossolúveis

São solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K.

Reportagem: Alexandra Duarte

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também