Saúde: Fundação Araucária deve finalizar pagamentos a médicos nesta terça-feira

Após uma paralisação que afetou algumas Unidades Básicas dos bairros e reduziu a 50% os trabalhos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Botafogo, a Fundação Araucária – empresa terceirizada que administra o atendimento da saúde no município – garante que os pagamentos de salários atrasados devem ser concluídos ainda nesta terça-feira, dia 29.

A confirmação também foi dada pela prefeitura, que anunciou o depósito do saldo no mesmo dia, mesmo com as dificuldades de receber os repasses estaduais e federais programados para o ano na saúde. A manifestação pela demora na quitação dos vencimentos teria mobilizado cerca de dez médicos, desde a última segunda-feira, 28.

De acordo com o coordenador da entidade, Lídio Bassani, tanto o último salário quanto o 13º dos profissionais estão quitados e a tendência é de que, a partir dessa quarta, 30, os atendimentos já tenham condições de ser retomados normalmente. Se a greve se mantiver, entretanto, a fundação pode tomar medidas mais duras. “Os médicos que não quiserem voltar nós teremos que repor, substituir. Com certeza, não é o que queremos, mas não podemos mais pensar em deixar a população ser prejudicada”, justifica o representante da Araucária.

(Foto: Carina Furlanetto/Arquivo SERRANOSSA)