‘Se Bolsonaro concorrer comigo, vai perder outra vez’, diz Lula

“Se a Justiça entender que ele pode concorrer às eleições, ele pode concorrer. E se for comigo, vai perder outra vez”, disse Lula sobre a possibilidade de Bolsonaro concorrer à Presidência do Brasil em 2026

‘Se Bolsonaro concorrer comigo, vai perder outra vez’, diz Lula.
Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que venceria novamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso a Justiça permitisse que Bolsonaro concorresse à Presidência da República em 2026.

“Se a Justiça entender que ele pode concorrer às eleições, ele pode concorrer. E se for comigo, vai perder outra vez. Se for comigo, vai perder outra vez”, disse Lula em entrevista a rádios de Minas Gerais.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Lula continuou: “As pessoas são muito interessantes, né? Nem terminou o processo, as pessoas já querem anistia. Ou seja, eles não acreditam que são inocentes? Eles deveriam acreditar que são inocentes, não ficar pedindo anistia antes de o juiz determinar qual é a punição. Ou se vai ter a punição. Porque o que nós estamos garantindo é um processo de julgamento altamente democrático, em que eles têm todo o direito de defesa. Agora, quando as pessoas nem foram condenadas e estão pedindo anistia, é porque as pessoas estão se condenando.”

  • Vinícola Garibaldi

“Quem vai decidir o processo é a Justiça, quem vai absolver ou condenar é a Justiça. Depois que isso acontecer, vamos ver como é que nós vamos fazer”, afirmou Lula.

“Eu acho que quem tentou dar um golpe, quem articulou, inclusive, a morte do presidente, do vice-presidente, do presidente do Tribunal Eleitoral, sabe, não merece absolvição, eu acho”, concluiu Lula.

Jair Messias Bolsonaro foi condenado a 8 anos de inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por “abuso de poder político” em uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, em julho de 2022. Além disso, também foi condenado a 8 anos de inelegibilidade pelo “uso eleitoral” do 7 de Setembro no mesmo ano. As duas inelegibilidades se aplicam no mesmo período, não se somam. Ou seja, Bolsonaro está fora das urnas até 2030.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também