Secretaria da Agricultura alerta para golpes via ligações telefônicas

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encaminhou na última semana à Secretaria da Segurança Pública (SSP) um ofício relatando uma nova ocorrência de golpes. Ligações telefônicas, com identificação nas chamadas contendo indevidamente o nome da Seapdr, têm sido feitas por criminosos que tentam obter dados dos cidadãos.

Nos últimos meses, inúmeras pessoas vêm relatando à Secretaria que têm recebido os telefonemas indevidos. Em alguns deles, há oferta de serviços a título de empréstimo financeiro e solicitação de dados para fins de atualização cadastral.

Diante disso, o gabinete da Seapdr emitiu comunicado à população esclarecendo que, em nenhum momento, tem oferecido produtos e serviços por meio de ligações telefônicas, tampouco tem solicitado atualização de cadastros via telefonema.

Em 2020 e 2021, a Secretaria da Agricultura já havia reportado a autoridades da Segurança Pública casos de golpes que atingiram produtores rurais, prefeituras e vereadores em diversos municípios do Estado. Criminosos se apresentavam como servidores públicos e utilizavam o nome da Secretaria da Agricultura para a prática de estelionato. Em novembro do ano passado, foram entregues à Segurança Pública uma série de documentos e boletins de ocorrências policiais que davam pormenores sobre a ação dos criminosos.

A Secretaria também destaca que nunca solicita depósitos em dinheiro para pessoas físicas. Os programas e políticas públicas são feitos por meio de convênios e termos de cooperação.

A orientação é para que se, por ventura, algum cidadão for contatado por algum criminoso, que registre boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Mais informações podem ser obtidas junto ao gabinete da Seapdr, por meio do telefone (51) 3288 6205.