Secretaria da Saúde de Bento alerta sobre sintomas da monkeypox
A pasta divulgou também quais cuidados devem ser tomados após o primeiro caso ser confirmado na Serra gaúcha, em Caxias do Sul
Após a confirmação de um caso da monkeypox na região, a secretaria da Saúde de Bento Gonçalves divulgou orientações para pacientes que apresentarem sintomas da doença. A varíola é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Caso apresente algum sintoma é necessário procurar uma Unidade de Saúde, UPA 24h (Botafogo) ou PA Zona Norte (São Roque). São considerados sintomas: as pústulas (bolhas) na pele, acompanhados de dor de cabeça, início de febre acima de 38,5 °C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.
A SMS segue as orientações divulgadas em nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde (SES). “Com a confirmação do caso na região nossas equipes estão orientadas conforme a nota técnica da secretaria Estadual. Orientamos a população que caso apresente algum sintoma, deve procurar os espaços de saúde para atendimento. Ainda não registramos nenhum caso suspeito”, destaca a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Conforme o documento, pacientes com suspeita devem ser mantidos em áreas separadas, até receber atendimento. A orientação é que, caso a pessoa esteja “em bom estado geral”, não há necessidade de internação.
A secretaria da saúde também solicita que a população utilize máscara ao frequentar os espaços de saúde.
As amostras colhidas serão encaminhadas para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).