Secretaria da Saúde de Garibaldi adota medida para coibir pacientes faltantes

A ausência de pacientes com consultas e exames marcados por meio da secretaria da Saúde (SMS) é uma realidade que preocupa a administração municipal de Garibaldi. Mensalmente, são oferecidas cerca de 2,6 mil consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 5 mil exames, nos quais cerca de 20% dos respectivos pacientes não comparecem ou não buscam os resultados.

No mês de junho, houve cerca de 500 pacientes ausentes em consultas agendadas com clínico geral, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, dentistas e fisioterapeuta, além de exames de mamografias, ecografias e radiografias. “Para tentar coibir as faltas, que estão crescendo, ao invés de diminuir, passaremos a direcionar para o fim da fila os pacientes que não comparecerem ao serviço agendado”, afirma a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. “Se há o interesse em tratar da saúde, é preciso ter a responsabilidade de se organizar para ir à consulta ou retirar o exame”, reforça.

Há dois anos, a SMS publica o material informativo “Etiqueta do Paciente”, em que é solicitado o aviso prévio do usuário que não puder comparecer, para que outro paciente da fila seja chamado em seu lugar. “Além do descaso com o investimento e o serviço público, a ausência é um desrespeito a outras pessoas que estão aguardando pelos serviços”, acrescenta Simone.
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também