Secretaria de Educação esclarece critérios de zoneamento

As aulas na rede municipal de ensino retomam na próxima segaunda-feira, dia 19. Nas vésperas do início do ano letivo, com o fim do período de novas inscrições para matrícula, muitos pais questionam os critérios adotados para o direcionamento das vagas
Esta foi a primeira vez em que o processo foi realizado de forma totalmente on-line. Segundo informações da secretaria municipal de Educação (Smed), ao preencher o endereço automaticamente o sistema selecionava a escola do zoneamento, dando a opção para que a família preenchesse outra instituição de sua preferência.  

Conforme a secretária-adjunta, Adriane Zorzi, o atendimento é realizado pela ordem de inscrição, sendo que cada família recebe um número de protocolo onde aparece também data e hora da realização. Se o aluno não for contemplado na escola de seu zoneamento, ele é encaminhado à instituição mais próxima que possuir vaga. 

De acordo com ela, o zoneamento é definido respeitando limites entre bairros e dividindo as vagas entre escolas da rede municipal e da rede estadual conforme a rua em que a pessoa mora.  “Vale ressaltar que o zoneamento das escolas infantis nem sempre é o mesmo que as de Ensino Fundamental e Médio, pois dependem da realidade de cada bairro quanto à quantidade de escolas e demanda”, acrescenta.  

FIm das filas

A secretaria faz uma avaliação positiva da nova plataforma, pois facilitou a inscrição, evitando as filas nas portas dos educandários. O sistema era destinado somente para novas inscrições para Ensino Médio e Fundamental. Ainda não há previsão de quando a ferramenta será disponibilizada para a educação infantil, já que  há ainda outros critérios levados em conta, como a renda familiar.