Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social realiza visitas junto ao Residencial Novo Futuro
As intervenções tiveram por objetivo apoiar a Gerência Executiva de Habitação (GIHAB), para identificar o estado de ocupação destas unidades
No último sábado, 03/06, uma equipe do Departamento de Habitação da secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) de Bento Gonçalves realizou visitas junto a algumas unidades habitacionais do Residencial Novo Futuro, localizado no bairro Ouro Verde. As intervenções tiveram por objetivo apoiar a Gerência Executiva de Habitação (GIHAB), para identificar o estado de ocupação destas unidades.
O residencial foi construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Faixa I, financiado pela Caixa Econômica Federal, e viabilizado com recursos do Governo Federal e do município de Bento Gonçalves. A inauguração aconteceu em novembro de 2011. Contando com 20 prédios, totalizando 420 apartamentos, o Residencial contemplou famílias que atenderam critérios da Caixa Econômica Federal e do Programa Minha Casa Minha Vida, entre eles a renda familiar e prioridade às famílias com idosos, pessoas com deficiência, chefiadas por mulheres e em situação de risco.
A Caixa Econômica Federal é responsável pela administração das unidades habitacionais do Residencial, sendo esta responsável também pelo histórico de proprietários originários, bem como pelo controle de contratos habitacionais (atuais e/ou rescindidos) e números de matrículas individualizadas dos imóveis (se ainda não transferidos os imóveis após quitação do mesmo).
O Residencial Novo Futuro é um condomínio particular e o município, por meio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social – Departamento de Habitação, em apoio à Caixa Econômica Federal, quando solicitado por esta, realiza visitas às unidades em razão de distrato/rescisão contratual, a fim de identificar a atual situação dos imóveis, visando a indicação de uma nova família.
De acordo com a Diretora de Habitação, Gabriela Demeda, “o Departamento de Habitação mantém atualizada listagem de espera de famílias interessadas por unidades habitacionais no Residencial Novo Futuro. Atualmente, possuímos cerca de 315 famílias com interesse em residir no Residencial”.
Gabriela ainda destaca que com a transição do Governo Federal, “o antigo Programa Casa Verde e Amarela, retornou a ser chamado de Programa Minha Casa Minha Vida, com novas diretrizes, ainda em definições pelo Governo Federal. Lembramos que este Programa não se refere apenas a construções por parte do Poder Público, mas também possibilita que construtoras particulares realizem empreendimentos com financiamento voltado às pessoas de baixa renda”.
O município de Bento Gonçalves tem acompanhado as definições do Governo Federal a fim de captar recursos para apoio em construção de novo Programa Habitacional.