Secretaria de Saúde explica divergência de dados da vacinação contra a COVID-19 em Bento

De acordo com a última atualização feita pela prefeitura de Bento Gonçalves, o município já aplicou 20.495 doses da vacina contra a COVID-19, sendo 15.530 da primeira dose e 4.965 da segunda dose. Entretanto, alguns moradores têm questionado o desencontro desse dado com aquele disponibilizado pelo portal do governo do Rio Grande do Sul. Conforme o Estado, até o momento Bento aplicou apenas 11.981 doses, de um total de 20.990 já recebidas.

A secretária de Saúde, Tatiane Fiorio, explica que todos os cadastros dos vacinados no município são feitos de forma manual, o que tem atrasado o processo de registro no sistema do Ministério da Saúde. Durante a aplicação da primeira dose do imunizante, é necessário que a pessoa preencha ou leve preenchida uma ficha cadastral. Ao final de cada imunização, a secretaria confere um a um, digitaliza e envia ao Ministério. “Antes tínhamos que preencher os dados em uma planilha do Estado, mas por conta do ‘delay’, essa planilha foi excluída e estamos enviando diretamente ao Ministério”, revela a secretária. 

Entretanto, no meio do processo de envio, algumas informações precisam ser confirmadas diretamente com os familiares ou com a própria pessoa imunizada, por conta de dificuldades da escrita. Além disso, a secretária informa que é necessário enviar cadastro por cadastro, e não o quantitativo total de vacinados. “Nós enviamos um a um para o Ministério. Então, em um dia que a gente aplica 1,5 mil doses, por exemplo, levamos alguns dias posterior a isso para fazer todo esse processo de cadastro”, explica Tatiane. E os dados informados pelo Estado, são retirados do Ministério da Saúde. “Então essa diferença das doses aplicadas em Bento e informadas pelo site é porque são essas últimas vacinas que estamos fazendo a conferência das fichas, a digitalização e o envio individual ao Ministério”, ressalta. 

Até o momento, conforme informações da prefeitura, 4.458 profissionais da saúde receberam a primeira dose e 1.175 receberam a segunda. A campanha também atingiu 10.222 idosos com a primeira dose e 3.270 com a segunda; 382 idosos em casas de repouso com as duas doses; 430 idosos acamados com a primeira e 100 com a segunda e, por fim, 38 indígenas com as duas doses. 

Formulário on-line

Diante da demora no processo de cadastro dos vacinados, o município lançou um formulário on-line. Ele foi posto em prática pela primeira vez nesta semana e teve adesão de cerca de 20% dos vacinados. O documento foi desenvolvido, de forma gratuita, pela empresa Digitalweb Soluções.

O formulário online permite que a pessoa leve os dados preenchidos e apresente somente um QRcode para imunização. 

Acesse o formulário digital clicando aqui.