Secretaria de Saúde organiza ambulâncias
A Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando o funcionamento e o fluxo de atendimento dos chamados realizados pela comunidade dos Serviços de Ambulâncias do Pronto Atendimento. O objetivo é otimizar o trabalho da equipe do Samu – Serviço de Atendimento Móvel em Urgências e evitar que duas equipes desloquem para o mesmo atendimento. A SMS justifica que, com esta nova organização será possível encaminhar para cada equipe o chamado que lhe compete, além de educar a comunidade sobre o perfil de cada serviço e quando chamar.
No relatório da descrição dos chamados da ambulância branca no mês de agosto constam 421 acionamentos, sendo que a 162 foram de transferência do Pronto Atendimento 24 horas para internação no Hospital Tacchini e 68 chamados para socorrer em domicílios e/ou vias públicas, entre outros serviços. Do total, seis foram chamados falsos. No mesmo período o SAMU atendeu 292 chamados. De fevereiro a té meados de setembro foram 1.639 atendimentos prestados pelo Samu.
Para melhor entender o serviços prestado pelo Samu e pela ambulância branca, a Secretaria informa o perfil de cada um:
Samu: atendimento pré-hospitalar que visa prestar socorro em casos de urgência e emergência à comunidade nos diferentes locais: trauma, problemas cardio respiratórios, queimaduras, intoxicações exógenas, maus tratos, trabalho de parto, tentativa de suicídio, afogamento, choque elétrico, óbitos, surtos psicóticos, etc….
Ambulância branca: atendimento de transporte para consultas, exames, deslocamento de pacientes com restrição física ou dependentes de oxigênio, alta hospitalar, transportes intermunicipais, apoio em eventos, apoio aos atendimentos que excederem a capacidade do Samu.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa