Secretaria do Meio Ambiente lança projeto Poda Legal

Conscientizar a população e agilizar o atendimento às solicitações dos munícipes é o objetivo do novo projeto da secretaria municipal de Meio Ambiente: Poda Legal.  O serviço só é indicado entre os meses de maio a agosto, pois é o período em que as árvores estão em repouso vegetativo (dormência).

Pensando nisso, a secretaria inicia no dia 15 de abril a abertura dos pedidos de podas e cortes de árvores em locais públicos (calçadas, praças e áreas verdes), a fim de organizar um cronograma que atenda todas as demandas. As solicitações devem ser feitas até o final de julho, pelo Fala Cidadão (0800 979 6866).  

A poda em locais públicos só deve ser realizada pela prefeitura, com critérios técnicos. “Além de questões estéticas, a poda da copa das árvores e das plantas ornamentais segue critérios de preservação e longevidade das espécies, respeitando as características de cada uma delas. Nas árvores, são aplicadas diferentes técnicas, dependendo do porte e dos locais em que se encontram, requerendo atenção especial quando próximas da rede elétrica”, explica o secretário da pasta, Claudiomiro Dias.

Em áreas particulares, o munícipe deve solicitar uma autorização do setor de Licenciamento Ambiental para a realização de cortes e podas. O recolhimento e destinação dos resíduos de jardinagem são de responsabilidade do proprietário. A colocação dos mesmos em via pública resultará em multa, caracterizando infração ambiental.

As intervenções seguem um cronograma de atividades, permitindo que o trabalho seja efetuado de maneira planejada e eficiente.
 
Cronograma
Maio: Zona Norte – São Roque e arredores
Junho: Zona Sul – Botafogo e arredores
Julho: Zona Leste – Vila Nova e arredores
Julho: Zona Oeste – Conceição e arredores
Agosto: finalização dos serviços