Secretaria não realizará alterações até abril

O trânsito em Bento Gonçalves não deverá sofrer intervenções significativas pelo menos até o mês de abril. O indicativo é da própria secretaria municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, que confirmou que não fará grandes alterações até a finalização do Plano de Transporte e Mobilidade Urbana (PlanMob).

De acordo com o secretário Mauro Moro, a empresa responsável deverá apresentar daqui a três meses parte das análises realizadas. “Além da entrega do estudo, serão promovidas audiências públicas, para discutirmos com a comunidade as alterações desejadas”, explica Moro. Os chamamentos públicos deverão ser realizados por meio do site da prefeitura.

Dentre as propostas a serem debatidas nas audiências públicas, estará o aumento dos trechos que priorizam o fluxo do transporte coletivo urbano, as chamadas faixas seletivas. “Queremos envolver toda a população para deliberar sobre o transporte coletivo, o transporte de carga e todas as questões de mobilidade”, completa Moro.

A intenção, segundo o secretário, é que o projeto das pistas exclusivas para ônibus seja estendido dentro do município. “Queremos aumentar e melhorar as faixas seletivas, talvez não da forma como pensamos em um primeiro momento, mas tudo vai depender do resultado dos estudos que estão sendo realizados na cidade”, avalia.

Vinte anos

Até o segundo semestre deste ano, a prefeitura espera ter definidas as diretrizes que deverão pautar a reestruturação do trânsito em Bento Gonçalves pelos próximos 20 anos. Antes disso, contudo, é possível que pequenas alterações sejam implantadas. “Nós temos polos geradores de tráfego, entroncamentos com conflitos de circulação, temos necessidade de colocar intervenções seja por semáforos, ou restrição de retorno, então esse trabalho, periodicamente, deverá acontecer”, justifica o secretário.

Ele explica ainda que toda alteração respeita uma série de critérios até ser implantada. “A gente detecta o foco, faz o estudo, analisa a melhor solução e adota as medidas necessárias, porque precisamos manter um equilíbrio na sociedade e também a demanda da população tem que ser imediata”, argumenta. “Sonhos nós temos vários, mas temos que andar com o pé no chão, até porque não tem como mudar a cultura de uma comunidade de uma hora para outra. Aos poucos, a gente vai adotando medidas e realizando mudanças que refletirão na melhoria da qualidade de vida de toda a população”, conclui Moro.

Participação popular

O recebimento de sugestões da comunidade é considerado uma das mais importantes etapas do Plano de Mobilidade Urbana. Moradores do município já podem opinar sobre o trânsito de Bento Gonçalves por meio do endereço eletrônico planmobbentogoncalves@gmail.com.

A empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial, contratada por licitação pela prefeitura para elaborar o Plano de Transporte e Mobilidade Urbana (PlanMob), iniciou os trabalhos de levantamento de dados em novembro. O prazo para conclusão é 12 meses.

Reportagem: Jonathan Zanotto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também