Secretário Luiz Augusto Signor morre aos 66 anos

O secretário de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Luiz Augusto Signor, faleceu na tarde deste sábado, dia 29, por volta das 16h. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, após ter sofrido uma queda em sua residência, entre o final da noite de quarta-feira, dia 26, e a madrugada de quinta, 27, possivelmente depois de um mal súbito.

O traumatismo craniano causou sangramento e inchaço do cérebro, provocando um aumento da pressão intracraniana. Na manhã do dia 27, ele foi submetido a uma cirurgia, mas, desde então, seu estado se agravou e ele permaneceu em coma. Signor tinha 66 anos e era diabético e hipertenso, fatores agravantes em seu estado de saúde.

O velório ocorrerá no Salão Nobre da prefeitura, a partir das 23h. O sepultamento será neste domingo, dia 30, no Cemitério Municipal Central, no bairro São Francisco.

Confira a nota oficial divulgada pelo Poder Executivo:

A prefeitura de Bento Gonçalves manifesta o seu pesar pela morte do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, ocorrida neste sábado, 29 de agosto. Na última quinta-feira (27), ele sofreu uma queda ao chegar a sua residência, que ocasionou um forte traumatismo craniano, ao qual não resistiu.

Luiz Augusto Signor nasceu em 17 de agosto de 1949, em Bento. É filho dos agricultores Josefina Tessari e Vicente Jardim Signor. Nasceu e se criou no bairro Vila Nova, que, na época, era zona rural.

Signor desempenhou uma função pública muito relevante para Bento Gonçalves. Em 1964, ingressou na Farina Componentes Automotivos, onde permaneceu por 13 anos. Sua trajetória política iniciou nos bancos escolares. Em 1975, foi eleito presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Mestre Santa Bárbara. Sua vocação para a proteção da natureza fez com que, já em 1976, como líder estudantil, promovesse a primeira gincana ecológica do município.

Em 1976, foi eleito vereador pela Arena, para um mandato de quatro anos, que se tornaram seis, por determinação do Governo Militar. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores, em 1983. No cargo, assumiu a Prefeitura três vezes, quando ausente o então prefeito Fortunato Janir Rizzardo.

Em 1989, fundou a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (ABEPAN), uma entidade que tem por objetivo trabalhar em prol da preservação da qualidade do ar, da água, do solo, da flora e da fauna de Bento Gonçalves e de outros municípios da região Nordeste do Estado, onde exerceu o cargo de presidente por 21 anos. Foi na entidade que Luiz Augusto Signor deu sua maior contribuição para o meio ambiente e a sustentabilidade do Município. Foram inúmeras ações, projetos, eventos e atividades principalmente na educação ambiental e proteção da natureza.

Foi Presidente do Clube Esportivo em 1978 e, com grande atuação comunitária e voluntária, era membro do Lions Clubs International e cozinheiro profissional, cujo talento culinário era dedicado a inúmeros eventos beneficentes e sociais.

Teve a ecologia como uma de suas preocupações constantes. Luiz Augusto Signor se autodefinia como uma pessoa que gostava de plantar árvores, de cuidar de hortas e de cozinhar. Em seus 66 anos de vida, plantou milhares de árvores no município.

O prefeito Guilherme Pasin decretou luto oficial por três dias no município. “Uma pessoa de personalidade ímpar, trabalhadora, humilde por sua própria natureza. Homem de grande valor e de enorme relevância social, deixa um legado de vida inesquecível. O seu exemplo de vida privada e sua missão pública sempre nos guiarão”.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.