Seguem as buscas por avião da FAB que desapareceu em SC
Segundo a Aeronáutica, a aeronave era tripulada por militares que realizavam voo de treinamento
Está desaparecida desde a tarde de sexta-feira, 04/11, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que sobrevoava a região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo a corporação, o avião modelo T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) era tripulado por militares que realizavam voo de treinamento.
Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba está à frente das buscas. De acordo com a FAB, uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região.
Segundo o comandante de área do Corpo de Bombeiros de Florianópolis, tenente Gustavo Roesner, as buscas com um helicóptero Arcanjo-06 do Batalhão de Força Aérea da corporação iniciaram às 16h, após contato da FAB. A varredura se concentrou entre os municípios de Tijucas e Canelinha, onde o contato com a aeronave foi perdido, segundo a FAB.
O comandante explica que chovia no momento das buscas aéreas, o que dificultou a visibilidade para as equipes. À noite, parou de chover, mas as buscas com o helicóptero dos bombeiros foram encerradas às 19h, pois ele só opera durante o dia.
O oficial explica que a região onde o avião se perdeu fica a cerca de 30 quilômetros de Florianópolis e que, de acordo com as coordenadas recebidas da FAB, seria uma área terrestre. “Agora seguem as buscas por via terrestre, com apoio da Defesa Civil do município de Canelinha. Não se sabe se caiu, se fez um pouso forçado”, diz.
Em contato realizado na manhã deste sábado, 05/11, a FAB informou que as buscas pela aeronave foram mantidas durante a última noite, e que continuarão ao longo do dia através de seus meios aéreos.
A Força Aérea Brasileira destacou ainda que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba segue coordenando as operações de busca. Uma aeronave SC-105 Amazonas e helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk da FAB atuam na região, e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continua as buscas por terra.
Informações: GZH