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Segurança, agilidade e sustentabilidade: Tacchini implanta Farmácia Mobile

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Com o aplicativo, o hospital deixará de utilizar mensalmente cerca de 50 mil folhas, onde as prescrições eram impressas, além de economizar com o custo de impressões e o aluguel de equipamentos

Foto: Alexandre Brusa

A farmácia hospitalar é parte fundamental no cuidado de todos os pacientes internados no hospital. É dela que vem os medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários para a assistência aos pacientes. Pensando em melhorar a gestão da dispensação dos medicamentos, o Hospital Tacchini está implementando a Farmácia Mobile. 

O aplicativo é capaz de trazer mais controle e agilidade ao processo, além de reforçar a segurança dos pacientes. Mais do que isso, com a aplicação da Farmácia Mobile, o Tacchini deve reforçar seu compromisso com a sustentabilidade ao deixar de utilizar mensalmente cerca de 50 mil folhas, onde as prescrições eram impressas, além de economizar com o custo de impressões e o aluguel de equipamentos. 

“A tecnologia aplicada faz com que consigamos colocar mais uma barreira de checagem visando a segurança do paciente. Só isso já seria motivo suficiente para implantação do projeto, mas conseguimos agregar ainda agilidade e sustentabilidade, o que é maravilhoso”, afirma Diana Bruscato, farmacêutica líder do Tacchini

Com o projeto, o Tacchini dá mais um passo em direção ao Hospital Digital,  um conceito de assistência à saúde que permite otimizar tempo, processos e recursos a partir da adoção de ferramentas de TI (tecnologia da informação). O hospital 100% digital dispensa o uso de papel. A troca de informações é feita digitalmente, além de contar com a integração entre sistemas internos e externos, entre outras particularidades.

Como funciona o Farmácia Mobile?

Para entender a revolução pela qual a farmácia interna do Hospital Tacchini está passando, primeiro é preciso saber como funcionava a rotina até então. A prescrição médica regular de cada paciente era dividida por 3, respeitando os horários (manhã, tarde e noite) de cada medicamento e levando em conta os turnos de trabalho da equipe de enfermagem responsável por aplicar a medicação. 

Além disso, qualquer outro tipo de medicamento receitado pontualmente, para combater dores ou desconfortos, por exemplo, gerava mais uma receita. Ou seja, a internação de cada paciente do hospital gerava uma demanda de, no mínimo, 3 impressões diárias, que eram invariavelmente descartadas após a aplicação dos medicamentos. 

Com o novo sistema, todo o processo foi digitalizado. O prontuário receitado pelo médico é recebido na farmácia hospitalar em um Palmtop, uma espécie de celular equipado com leitor de código de barras. O profissional separa cada um dos itens e, a partir da leitura do código de barras, o próprio sistema já atualiza o estoque. 

Melhora na internet

Para o controle eficiente, é essencial que os processos operacionais funcionem adequadamente e que sejam apoiados por ferramentas tecnológicas que otimizem o trabalho dos profissionais. Para viabilizar o projeto da Farmácia Mobile, o Tacchini precisou investir na melhora de sua rede wi-fi, uma vez que toda a operação é realizada via internet. 

Em 2022, o projeto da Farmácia Mobile deve ser expandido também para a Central de Abastecimento Farmacêutico e as farmácias satélites do Tacchini, completando a digitalização do setor. 

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