Segurança Alimentar apreende 2,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo no RS

A ação do grupo aconteceu no município de Catuípe, região das Missões no Rio Grande do Sul; os agentes encontraram alimentos mofados, vencidos e até insetos

Fotos: MPRS

Agentes do Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram três mercados no município de Catuípe nesta quinta-feira, 23/03. Na ação, foram apreendidas e inutilizadas 2,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Um dos estabelecimentos teve as atividades de padaria e açougue interditadas, e os demais locais foram apenas autuados.

Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, produtos sem procedência – na maioria carnes e pescados –, vencidos, armazenados de forma inadequada, reaproveitamento de embalagens e álcool de comercialização proibida em mercados foram as principais irregularidades encontradas durante a ação. O local interditado apresentava condições insalubres, com a utilização de produtos vencidos na padaria e presença de insetos (traças, por exemplo).

A fiscalização ocorreu a pedido do promotor de Justiça de Catuípe, Nilton Kasctin dos Santos; e ainda contou com a presença de servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Catuípe; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).